Translate

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

MERCADO



Uma briga boa na justiça envolve grandes bancos credores e os grandes sócios da Americanas, Lemman, Teles e Sicupira todos cotados como "deuses" do moderno capitalismo brasileiro.

Esses contendores nunca perdem, ou não perderão muito nesse affair que tudo leva a crer foi fraudulento. Já os pequenos.....bicicleta ou picanha.

Por falar em economistas Simon Kuznets (1901- 1985) foi um deles nascido na Bielorrússia e radicado nos Estados Unidos que lançou a ideia e os primeiros estudos para o cálculo das economias nacionais que mais tarde veio a se chamar PIB - Produto Interno Bruto.

Nobelado em 1971 pelas sua famosas "curvas"- Desigualdade de Renda X Crescimento do Produto. A ideia era ter um indicador que ajudasse os países a sair da Grande Depressão (1929-1939).

Hoje o PIB embora imperfeito serve para indicar os países mais ricos. Vamos pela ordem decrescente os top ten: Estados Unidos (US$23 trilhões), China, Japão, Alemanha, Índia, Reino Unido, França, Canadá, Rússia e Itália (US$ 2 trilhões). Chama a atenção a Índia em 5º.

Pois é, nós já estivemos em 8º. Em 2021 estávamos no 12º lugar.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: