Translate

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

A MONTANHA MÁGICA

 


Nenhum brasileiro ainda ganhou o Prêmio Nobel de Literatura, mas o filho de uma brasileira já ganhou.
 
"A Montanha Mágica". Ganhei o livro em 1980. Já lá vão 42 anos e virou um tabu. Não consigo terminar de ler. Começo, suspendo. Recomeço suspendo.

Obra prima do alemão, Prêmio Nobel, Thomas Mann. Segundo comentários, trata-se da obra completa sobre o humanismo. A ação transcorre no Sanatório Berghof, na aldeia suíça de Davos-Platz.

Todo o mundo conhece o Sr. Paul Thomas Mann, nascido em 1875 . Escritor, romancista, ensaísta, contista e crítico social.

Tendo recebido o Nobel de Literatura de 1929, é considerado um dos maiores romancistas do século XX.

Tomou o barco em 1955.

Lendo sobre o autor, surpreso, fiquei sabendo que a sua mãe era brasileira.

Júlia da Silva Bruhns, nascida em Parati em 1851. Seu pai, Johann Bruhns era fazendeiro e possuia plantações de cana de açúcar em Parati. Sua mãe, Maria Luísa da Silva, tinha sangue português e índio.

Com seis anos, Júlia foi enviada, junto outros 4 irmãos, para a Alemanha, onde tinham um tio. Quando tinha 16 anos, casou-se com Johann Heinrich Mann, senador, cônsul e comerciante. Tiveram 5 filhos e entre eles, Thomas Mann.

Em sua obra "As confissões do impostor Felix Krull" há uma leve menção à terra da mãe.

O Brasil, O fascínio pelo sul, a presença da latinidade como arrebatamento amoroso e a força de intoxicação passional estão presentes em sua obra.

Júlia tomou o barco em 1923.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: