Translate

sábado, 6 de agosto de 2022

PRÁ PENSAR

 

Em  janeiro de 2021, creio, comentamos num post "Livro Presente de Amigo", o livro "M - O Filho do Século", do escritor italiano Antonio Scurati, sobre a trajetória do líder fascista Benito Mussolini. Posteriormente, também foi publicado "M - O Homem da Providência ", que ainda não li. Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, o autor fala sobre o seu próximo livro que fechará a trilogia. Scurati, que também é professor, entende do tema.

Pergunta procedente feita pelo repórter do jornal:

- Há na esquerda, o debate se o governo Jair é fascista ou pré-fascista ou se é um fenômeno diferente e incomparável ao de outros tempos. O fascismo tradicional pode nos ensinar algo sobre governos autoritários que estão surgindo em várias partes do mundo, com líderes como Trump, Jair, Erdogan, Orbán, Salvini e outros ?

Respondeu Antonio Scurati:

- Alguns dos líderes que você mencionou são portadores, em seu DNA político, de genes que são propriamente fascistas e acho que o Jair é um deles, outros não. Mas todos eles, com nuances diferentes, são populistas e nacionalistas; como tais, não como fascistas, descendem consciente ou inconscientemente, de Mussolini, como o inventor da forma populista de liderança. Um tipo de líder que governa as massas não as precedendo em direção a objetivos e ideais elevados, mas seguindo-as, ficando um passo atrás das massas, enchendo-se de seus humores, quase sempre maus humores, humores mórbidos (ódio, medo, ressentimento, rancor) e avivando-os.

Viver é Perigoso  

 

3 comentários:

Anônimo disse...

ódio, medo rancor, ressentimento
e acrescentaria falta de palavra de novo
a tabela do IR não será corrigida
promessas, promessas, promessas
tabela do imposto renda tem defasagem
de 31% só nesse desgoverno fora anteriores
maneira de roubar nosso suado salário
max nunes que desfazia as frases feitas já dizia:
antes, a união fazia a força.
hoje, a união cobra os impostos
e quem faz a força é você.
e houve um tempo em que os animais falavam.
alguns continuam.

Anônimo disse...

A confirmação
Mais de 500 BILHÕES!!!!, isso mesmo 500 BI!!!! pagos de juros pelo desgoverno nos últimos 12 meses.
5,51% do PIB!!!!
Quem recebeu a maior parte? Os bancos!!!
E o homem acho que o banqueiros estão chateados com 40 bilhões que deixaram de arrecadar com o PIX.!!!! e por isso assinaram a carta a favor da democracia.
De novo a Ofélia de plantão: Só abro a boca quando tenho certeza. Mercado-Lógico

Anônimo disse...

O bom político é o que tem como característica e dna: corrupto, ladrão, presidiario, ficha suja, mentiroso, hipócrita, egoísta, esquerdista, vagabundo, mal caracter,
realmente do mal.
É o q temos visto ultimamente, ressurgem das cinzas,das celas, voltam a vida pública numa boa e por cima da carne seca...graças ao povo claro, preferem os Barrabás da vida , não estão errados pois se o povo vota, como se diz tá votado. 😢 Triste.