Translate

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

RIOS DA BABILÔNIA


Rivers of Babylon é uma canção dos jamaicanos Brent Dowe e Trevor McNaughton, gravada originalmente em 1969 e que ganhou projeção no filme de 1972 The Harder They Come - Balada Sangrenta, mais conhecido pela sua trilha sonora reggae e lançou internacionalmente o cantor Jimmy Cliff.

Sua letra remete ao Salmo 137 da Bíblia, que contém nove versículos e retrata o sofrimento do povo judeu no exílio babilônico.

Neste Salmo lê-se:

1 - Ás margens dos rios da Babilônia, nós assentávamos e chorávamos, lembrando-nos do Sião.
2 - Nos salgueiros que lá havia, pendurávamos as nossas harpas,
3 - pois aqueles que nos levaram cativos nos pediam canções, e os nossos opressores, que fôssemos alegres, dizendo: Entoai algum dos cânticos de Sião.
4 - Como, porém, haveríamos de entoar o canto do SENHOR em terra estranha ?

Como cantaremos a canção de Jeová Em terra de estrangeiros?

No caso desta canção caribenha, "Babilônia" assume, no contexto da canção, o sentido de opressão, falta de liberdade, seja ela de cunho político, cultural ou espiritual, e como tal empregado nos movimentos anti-racistas e anticoloniais.

Na cultura estadunidense, onde a canção causou grande impacto, este salmo possui uma tradição de uso político, figurando no primeiro livro publicado naquele país, numa canção patriótica de William Billings quando da Independência, passando por discurso do abolicionista Frederick Douglass.

Viver é Perigoso 

Nenhum comentário: