Translate

sábado, 12 de fevereiro de 2022

A INVOLUÇÃO DA ESPÉCIE


Pegando carona no escrito e publicado nos jornais pelo Bolívar Torres.

"...Se, de um lado, a democratização dos meios de comunicação tornou o debate público mais aberto, do outro derrubou a ideia de que é preciso algum tipo específico de qualificação e preparação para participar da conversa.

Alguém que não tem nenhuma autoridade e acúmulo de conhecimento, mas que, por uma razão qualquer ocupa na topografia das redes sociais um lugar privilegiado, passa a ser tratado como se tivesse credencial. As pessoas começaram a ocupar espaços que antes lhes eram vedados.

Isso pode trazer à superfície potencialidades antes escondidas, mas também pode corroer a autoridade institucional, os consensos mínimos. 

Antigamente, a harmonia social era sustentada por alguns acordos como “vacina é bom”, “nazismo é ruim”, “a Terra é redonda” etc. Agora, eles teriam sido derrubados pela “erosão do modelo de conhecimento”. O método científico foi “jogado fora” e se encontra desacreditado.

A ciência é reduzida a uma questão de opinião. Uma pessoa pode muito bem dizer que, na sua opinião, a Terra é plana. O senso comum não diferencia mais o que é um juízo de valor e o que é um juízo de fato. 

Isso tem conexão com o crescimento de discursos autoritários, autocráticos e populistas e com o declínio da representatividade da democracia. Assiste-se à irrupção de um irracionalismo feroz.

Não se quer impor quem pode e quem não pode falar. Não é esse ponto. O ponto é que, como sociedade, temos uma responsabilidade de reconhecer quais são os parâmetros para a manutenção de uma discussão pública sadia, que tenha como principal objetivo gerar mudança cívica e de bem-estar social."

Bolívar Torres

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

Completamente com razão. Notem p.ex. quanto é hoje a circulação de um grande jornal? Mesmo nas suas edições eletrônicas? Cheios de gente formada, de especialistas credenciados (como diriam na Boa vista há muito tempo) com anos de cancha. Nas TVs abertas e por assinatura mesma coisa.
Perdem feio para alguns youtubers, blogueiros, paginas dos Facebook e twitteres, grupos de watts app na maioria das vezes. Cada um ganhou seu veículo de imprensa. Cada um emite opinião muitos sem o menor conhecimento. Para a grande maioria dos leitores/seguidores basta a justificativa: vi na internet. O câncer está instalado, é perigoso principalmente quando incentivado por governo que prega a negação da ciência e do conhecimento. Com o tal gabinete do ódio então.... OB