Translate

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

MOÇO BONITO

 


Estivesse entre nós, completaria 90 anos de idade no próximo 29 de dezembro.

José Luís Chiaradia, mais conhecido como Califa, nasceu em Brazópolis em 29.12.1932. No ano de 1940 mudou-se para Itajubá juntamente com seus pais e mais nove irmãs. Logo em seguida foi estudar em um colégio interno em Conceição do Rio Verde.

Voltou para Itajubá onde montou uma bicicletaria na Rua Miguel Braga, na Boa Vista, é claro. Jogou por muitos anos (era ponta-esquerda) no Smart Futebol Clube, o conhecido Leão da Boa Vista.

Tinha a pescaria como lazer favorito e até hoje é considerado o maior pescador de lambaris da região.

Começou a trabalhar em 1959 no Itajubá Tênis Clube, ou Praça de Esportes, como ele mesmo chamava. Onde veio a ser o Administrador.

Batalhou incansavelmente pela construção do ginásio coberto Tigre Maia, que ficou conhecido como Tigrão. Participou ativamente na vida esportiva da cidade, na organização dos torneios da primavera, de inverno e dos jogos do interior de Minas.

Lembrando, o primeiro torneio de inverno realizado em Itajubá, promovido pelo Colégio João XXIII, teve o nome de "Torneio José Luís Chiaradia".

Casou-se com a Marlene em 1966 e teve dois filhos. O Guto está entre nós.

Após 29 anos de dedicação ao ITC, aposentou-se e aceitou o convite para ser o gerente geral do Clube Itajubense. Brilhou no trabalho por três anos, quando resolveu descansar.

Mas que nada de parar. Dedicou-se por vários anos aos serviços assistenciais prestados às famílias carentes da cidade, fazendo parte da Assistência Social da Igreja São José Operário.

Califa, na frente da Praça de Esportes e do Clube Itajubense, foi além de tudo um educador. Uma pessoa corretíssima, rara. 

Foi uma amigo e conselheiro desde o final dos anos 50 na Boa Vista. Por ele fui chamado a atenção por diversas vezes, com toda a razão. Aprendi muito.

Certa tarde, o João Mauro Moraes (outro irmão), o Califa e eu, estávamos apreciando a Alameda em construção na sede campestre ligando o estacionamento ao campo de futebol.

Foi praticamente levantada pelos braços do João Mauro, que inclusive, plantou uma a uma as árvores que a cercam. Combinamos na oportunidade:

Aquele de nós três que tomasse o barco primeiro daria o nome para o belo caminho. Os dois que ficassem lutariam para que isso acontecesse.

O José Luis Chiaradia, o nosso Califa, foi na frente. E lá está o seu nome.

Viver é Perigoso   

Nenhum comentário: