Translate

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

EU SOU VOCÊ AMANHÃ



Cristina Elisabet Fernández de Kirchner está com 70 anos (completa em fevereiro próximo). Já foi eleita para todos os cargos federais na Argentina, desde deputada, senadora, vice-presidente e presidente.

Hoje (6), como política, atingiu o auge da sua carreira. Foi condenada a seis anos de prisão pela Justiça do seu País.  Além disso, ficará inelegível.

Ela foi declarada culpada em um processo que investigava sua participação em um esquema de fraude enquanto presidiu a Argentina, entre 2007 e 2015.

De acordo com a denúncia do Ministério Público argentino, Kirchner e vários ex-funcionários de seu governo formaram contratos milionários para obras rodoviárias que estariam incompletas, superfaturadas e que seriam também desnecessárias.

A denúncia trata especificamente de 51 licitações rodoviárias na província de Santa Cruz, de onde era seu falecido marido, o ex-presidente Néstor Kirchner, e onde ambos desenvolveram boa parte de suas carreiras profissionais e políticas antes de saltarem para o cenário nacional.

Ocupando a vice-presidência, Kirchner tem imunidade constitucional, o que a protege legal e civilmente em um processo criminal. Assim, não pode ser presa, a menos que seja afastada por impeachment.

Caso ela tenha que cumprir a pena, também existe a possibilidade de prisão domiciliar, pois uma das situações que a lei permite isso é para pessoas com mais de 70 anos.

Além disso, a vice-presidente poderá recorrer à Câmara Federal de Cassação Penal e, em última instância, à Corte Suprema da Argentina. Esse, porém, é um processo longo.

Viver é Perigoso


Nenhum comentário: