Translate

sábado, 31 de dezembro de 2022

DESTINO DA ESQUERDA E DA DIREITA


Curiosidade facilmente explicável.

Pessoal da esquerda sem espaço no Brasil, raramente por iniciativa própria, mas afastados pela força, saiam ou fugiam do País com destino, quase sempre à Europa.

Lá viveram ou sobreviveram, Fernando Henrique Cardoso, Darcy Ribeiro, Paulo Freire, Oscar Niemayer, Celso Furtado, Chico Buarque, Geraldo Vandré, Glauber Rocha, Caca Diegues, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ferreira Gullar, Raul Seixas, Betinho, Jorge Amado, José Serra, entre tantos outros.

Leonel Brizola fez um acordo com o governo americano e foi para Nova York, onde ficou sob proteção por pouco tempo, indo depois viver em Portugal, já livre do Salazar.

Um sul-americano de esquerda, Orlando Letelier, ex-ministro de Salvador Allende, caiu na besteira de ir viver nos EUA. Do Chile, mandaram alguém colocar uma bomba em seu carro, imaginem, em Washington. Foi assassinado no dia 21/9/1976.

Como estamos observamos, a direita brasileira tem optado, por razões óbvias, quando nuvens negras ameaçam o  seu horizonte, pela América do Norte, mais precisamente, pelo sul dos EUA. Primeiro, talvez, pelo sol, pelas opções de lazer e pelo número de patrícios que lá residem.   

Ontem, foi o ex-presidente Jair e família. Antes, enquanto vivo, morou o guru, Olavo Carvalho. De lá, dá os seus pitacos, o blogueiro Allan Santos. Na região, o Pastor André Valadão, prega a palavra.

Sim, existe uma enorme diferença política, cultural e de estilo.

Mas observando de longe, parece que alguma mudança se pronuncia no Sul dos EUA e a direita ali predominante. Trump, que reside ou se refugia na Flórida, teve um desempenho decepcionante nas últimas eleições americanas. Sua atuação, quando da invasão do Capitólio, segue em julgamento. Bannon, seu braço direito e guru da direita brasileira, já foi condenado. 

E mais, o Republicano governador da Flórida, Ron DeSantis, menos radical e mais equilibrado, sob nas pesquisas com vistas a próxima eleição presidencial, escanteando Trump.

É a vida...

Viver é Perigoso 

4 comentários:

Anônimo disse...

Zelador, td bem, novos tempos, eu perdi como muitos, agora os esquerdopatas estão ai, mas olha, realmente eu me sinto melhor em todos os sentidos, do lado de cá.
E quero que eles se f...
de vermelho, e verde amarelo.
Viva a vida.
Saúde e paz.

Anônimo disse...

E o Mourão no último dia?: "Lideranças que deveriam tranquilizar e unir a nação em torno de um projeto de país deixaram que o silêncio ou o protagonismo inoportuno e deletério criasse um clima de caos e de desagregação social. E de forma irresponsável deixasse que as Forças Armadas de todos os brasileiros pagassem a conta. Para alguns, por inação, e para outros por fomentar um pretenso golpe ". Mais direto e verdadeiro impossível. Direto, Jab, Cruzado, Uppercut, Gancho, Hook no queixo e outroas partes do Bolsonaro. Ele podia dormir nos States sem essa. Bem feito quem mandou fugir.

Anônimo disse...

Você fica ai eu fico do lado de cá e seguimos a vida.
E ponto.
Vc com o ladrão nois com o fujão.

Anônimo disse...

Fujão e também ladrão!
Ou para você quem falsifica recibo de combustível para ter reembolso é honesto?
Ou constrói mansões com rachadinhas é modelo de probidade?