Translate

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

JUÍZO MOÇADA !


"Há duas espécies de cidadãos: os ativos e os passivos. Os governantes preferem os segundos - pois é mais fácil dominar súditos dóceis ou indiferentes - mas a democracia necessita dos primeiros. Numa sociedade passiva, os súditos serão transformados em ovelhas dedicadas tão somente a pastar capim uma ao lado da outra e a não reclamar nem mesmo quando o capim está escasso."

John Stuart Mill

John Stuart Mill (1806/1873) foi um filósofo e economista britânico. É considerado por muitos como o filósofo de língua inglesa mais influente do século XIX.

É conhecido principalmente pelos seus trabalhos nos campos da filosofia política, ética, economia e lógica, além de influenciar inúmeros pensadores e áreas do conhecimento. É um dos mais proeminentes e reconhecidos defensores do liberalismo político, sendo seus livros fontes de discussão e inspiração sobre as liberdade indivuduais ainda nos tempos atuais


John Stuart Mill se mostrava horrorizado com o fato de as mulheres serem privadas dos direitos financeiros ou das propriedades e comparou a saga feminina à de outros grupos de desprovidos. Condenava a ideia da submissão sexual da esposa ao desejo do marido, contra a própria vontade, e a proibição do divórcio com base na incompatibilidade de gênios. Sua concepção de casamento era baseada na parceria entre pessoas com os mesmos direitos, e não na relação mestre-escravo.

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

Tá faltando uma espécie aí zelador, não?Credo...