Translate

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

JUÍZO MOÇADA !

No princípio, a Praça principal da terrinha era chamada de Largo dos Passos.

No dia 25 de setembro de 1891, numa daquelas bobeiras que acontecem até hoje, rebatizaram-na para Praça José Cesário de Faria Alvim. O homenageado, passava pela cidade, quando da inauguração da Estrada de Ferro do Sapucaí.

Registre-se, que o Sr. Cesário Alvim era o Governador do Estado. Assim permaneceu até o dia 20 de agosto de 1963, quando um dos grandes homens da história de Itajubá, o Ilustre vereador Sebastião Simões, que também foi um grande presbiteriano e funcionário da Imbel, apresentou o projeto de lei que mudaria o nome da Praça Cesário Alvim para Praça Theodomiro Santiago.

O projeto foi aprovado por unanimidade, sendo sancionado pelo Prefeito José Maria da Silveira Campos, em 23 de novembro de 1963, dia em que era comemorado o cinquentenário da nossa Escola de Engenharia. O Sr. Cesário Alvim continua ser lembrado. É o nome da Avenida que leva até a nossa Santa Casa de Misericórdia

Pois bem,

O que os Senhores Vereadores estão esperando para acontecer a apresentação de um Projeto Lei dando o nome de Avenida Dr. Rosemburgo Romano ao chamado Sambódromo e oficialmente Av. dos Ferroviários ? A aprovação teria que ser por unanimidade, é claro.

Foi o Dr. Rosemburgo o idealizador da importante via, que por sinal, liga a Boa Vista ao Morro Chic, os dois bairros onde viveu com sua família, o criador da Faculdade de Medicina de Itajubá e do Hospital de Itajubá. Prefeito do município por dois mandatos e nosso último Deputado Federal.

Como transitam pela região, em decorrência da proximidade com o terminal rodoviário e o próprio Hospital Municipal, é importante que fique registrado para os visitantes em circulação, o nome do grande desenvolvimentista e benfeitor.

Nenhum desrespeito aos antigos ferroviários da Rede Mineira Viação, uma vez que quase todos e os seus familiares receberam atendimentos, atenção e o carinho do Dr. Rosemburgo.

Como comentou o grande amigo e também engenheiro formado na nossa Escola, Roberto Lamoglia:

" Sei muito bem do esforço desenvolvido pelo Doutor Rosemburgo na implantação da nossa Faculdade de Medicina que é hoje orgulho de nossa cidade como sempre foi e será o nosso Instituto Eletrotécnico de Itajubá. As dificuldades enfrentadas pelo doutor Rosemburgo Romano e o doutor Teodomiro Santiago devem ser medidas pelo fator ÉPOCA. Mas não foram diferentes."

Corremos o risco de concordar com o jornalista David Nasser, que declarou certa vez, referindo-se a São Paulo: " As pequenas terras não amam os seus grandes homens".

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

Esquece, tão preocupados com rodeios, lombadas....