Translate

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

E SEGUE A VIDA ...


A empresa de consultoria Shangai Ranking, da China, divulgou na segunda-feira (15) a lista das mil melhores universidades do mundo em 2022. A seleção traz 21 instituições de ensino e pesquisa brasileiras, mas nenhuma delas figura entre as 100 primeiras.

Ao todo, 21 universidades brasileiras aparecem na lista do Ranking de Xangai, divulgado nesta segunda-feira, que elenca as mil melhores instituições de ensino superior do mundo. 

A USP, por exemplo, consta entre as 101 e 150 melhores universidades. Em seguida, vem a Unicamp, UFMG, UFRJ, UFRGS, Unesp, UFPR, UFSCar, Unifesp, Universidade Federal de Viçosa, UFSC, UFF, UNB, UFC, UFPE, UFSM, UFPel, UFBA, UFG, UFRN e UFMS.

Ao todo, 2.500 universidades foram avaliadas na edição deste ano do ranking. A partir do número 100, quando os instituições brasileiras começam a aparecer, o ranking deixa de definir uma posição específica para as universidades e passa a apontar apenas o bloco no qual elas se encaixam.

Pelo vigésimo ano consecutivo, a universidade americana de Harvard consta como a primeira colocada no ranking. Em segundo e terceiro lugar, ficam Stanford e Massachusetts Institute of Technology (MIT). Entre os 10 primeiros colocados, apenas duas instituições não são americanas: Cambridge e Oxford, ambas centenárias universidades britânicas.

A predominância de universidades americanas segue até a posição número 16, quando aparece a francesa, Universidade Paris-Saclay. Ao todo 39 das 100 melhores universidades são americanas. Entre as restantes, 14 são da Ásia e outras 32 da Europa.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: