Translate

terça-feira, 21 de junho de 2022

PARA ELISA


A bagatela para piano solo - Fur Elise, ou Pour Elise ou Para Elisa, em lá menor, do compositor Ludwig van Beethoven, é entre as obras deste, uma das mais conhecidas mundialmente. Poucas melodias são tão onipresentes quanto essa.

Para os poucos que estão chegando agora, Bagatela, em música, é usado para se referir a uma composição musical breve, de carácter ligeiro e despretensioso, não sujeita a um plano formal concreto, normalmente para ser tocada ao piano. É típica do Romantismo.

Sou daqueles que acreditam que uma canção ou poema de amor, marcantes e definitivos, obrigatoriamente, são compostos ou escritos para alguém especial. Necessariamente, emoções vividas.

Sinto enorme curiosidade em saber para quem foram dirigidos. Um pouco de inveja, talvez.

Estamos diante de um caso.

Durante muito tempo, escreveu-se que a "Elise" do Beethoven, fosse a cantora austríaca, Therese Malfatti, a quem o compositor havia pedido em casamento lá pelos idos de 1810. Ela o rejeitou. A música se chamaria Fur Therese.

Agora, o musicólogo alemão Klaus Martin Kopitz crê haver encontrado a resposta. A musa de Beethoven e merecedora da "bagatela", foi Elizabeth Roeckel, chamada de Elise por seus amigos.

Existem cartas que documentam um flerte entre Elisabeth e o músico e sabe-se que ela era próxima dele até sua morte. Apenas dias antes de Beethoven morrer, Elisabeth o visitou, e ganhou uma de suas penas de escrita e um cacho de seu cabelo.

Um pouco sobre Elise:

A graciosa bávara, nascida em 1793, afeiçoou-se ao excêntrico gênio nascido em Bonn. Alegre e despreocupada, ela possuía também talento musical, tocava piano e mais tarde tornou-se cantora. Na primavera europeia de 1810, mudou-se de Viena para Bamberg.
Elise casou com o compositor Johann Nepomuk Hummel.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: