Translate

quarta-feira, 29 de junho de 2022

ATRASADO E NÃO CONSERVADOR

Prof. Sergio Buarque de Holanda

Pergunta feita pelo Professor Sergio Buarque de Holanda a um autor que defendia uma tese e confrontava o pensamento liberal, conservador e progressista.

Você acredita que Bernardo Pereira de Vasconcelos - um dos fundadores do Partido Conservador no Brasil - 1795/1850 - lia Edmund Burke (um clássico do conservadorismo inglês, que via com maus olhos a Revolução Francesa)?

O próprio Professor Sergio respondeu:

Não. Ele não era um verdadeiro conservador, não defendia ideias; ele era apenas um “atrasado”.

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

Arruaceiro não comemora.
Diz o dito que quando se perde e não se monta o cavalo que passa arreado é realmente o fim. 07/09/2022, 200 anos da Independência estão chegando.
Haverá comemoração?
Ao que mostra a falta de ideias e planejamento quase nada de nada.
O que se planeja e que se espera são manifestações antidemocráticas como no ano passado. Interessante é que eventos desse tipo fazem a festa de correntes conservadoras no mundo todo. Mas aqui não.
Os órgãos que deveriam estar tocando a comemoração, Secretaria de Cultura politizada e ideologizada só sabe brigar com artistas e o Ministério da Educação vive em crises e estamos no 5º ministro.
E Bolsonaro só pensa naquilo.
Devemos nos contentar com a vinda do coração de D. Pedro I da cidade do Porto e com a reinauguração do Museu do Ipiranga obra da iniciativa privada e do governo paulista. Concordando plenamente “conservador é uma coisa, atrasado é outra.”
Observador de Cena