Translate

terça-feira, 12 de abril de 2022

ENQUANTO ISSO ...


 
A Parceria Público Privada (PPP) Cidade Inteligente implantada em Carmo do Cajuru (24 mil habitantes), no Centro-Oeste de Minas, foi considerada a melhor do mundo na categoria. 

A iniciativa foi selecionada pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (Unece) e será apresentada em evento promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) entre os dias 4 e 6 de maio, em Barcelona, na Espanha.

A PPP contempla cinco dos 30 objetivos da ONU para o desenvolvimento social: energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; cidades; e comunidades sustentáveis.

Com 100% dos serviços já implantados, Cajuru, localizada a 115 km de Belo Horizonte, reformou 100% do parque de iluminação pública. Foi realizada a troca das lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED nos 4.370 pontos. Também houve a instalação, operação e manutenção de placas solares fotovoltaicas que somam 1,02 MW de potência, hoje mais que suficiente para suprir a demanda energética dos prédios municipais. Os gastos e o valor da tarifa foram reduzidos em mais de 60%.

O custo para a prefeitura foi de R$ 17 milhões, para concessão do serviço por 25 anos.

O projeto prevê ainda a infraestrutura de telecomunicações e videomonitoramento. Em Carmo do Cajuru, houve a instalação de 17 km de fibra óptica. Na prática, significa pontos de internet gratuitos para a população e rede de conexão segura nos prédios públicos. Câmeras de segurança foram instaladas e operam em cooperação com a Polícia Militar.

Também deverá impactar na redução anual de 191 toneladas na emissão de gases poluentes em razão da instalação da usina solar fotovoltaica. Até o final da concessão, mais de 4 mil toneladas de CO2 devem deixar de ser emitidas na atmosfera.

Um dos princípios básicos da escolha é que o projeto pode ser replicado no mundo inteiro, por isso conseguimos ganhar esse prêmio. O exemplo de Cajuru pode ser replicado em qualquer país, inclusive em desenvolvimento. Campo Belo, no Sul do Estado, iniciou a execução em 2021. Cidades do Pará e Goiás também aderiram à Cidade Inteligente no Brasil. No Centro-Oeste de Minas, Nova Serrana assinou o contrato na semana passada.

Estado de Minas

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: