Translate

sábado, 12 de março de 2022

ON THE ROAD



“Para mim, pessoas mesmo são os loucos, os que estão loucos para viver, loucos para falar, loucos para serem salvos, que querem tudo ao mesmo tempo agora, aqueles que nunca bocejam e jamais falam chavões, mas queimam, queimam, queimam como fabulosos fogos de artifício explodindo como constelações”.

Jack Kerouac

Neste sábado (12), o escritor americano Jack Kerouac faria 100 anos. Jean-Louis Lebris de Kerouac, nascido em Lowell, no Massachusetts. Tomou o barco, com muita antecedência, na Flórida, em 1969. Um do líderes do movimento literário conhecido como Geração beat.

Deixou ao menos uma obra-prima, seu romance mais famoso, “On The Road”.

Trata-se de uma história que se tornou uma espécie de Bíblia da geração Beat, lançado em 1957, e que sobreviveu a todas as gerações seguintes.

Só vim a conhecer o "On the Road" em 1969.

Jack Kerouac escreveu 'On The Road" em apenas três semanas. Segundo diziam, Jack usava uma máquina de escrever e uma série de grandes folhas de papel manteiga, que cortou para servirem na máquina e juntou com fita para não ter de trocar de folha a todo momento. Redigia de forma ininterrupta, invariavelmente sem a preocupação de cadenciar o fluxo de palavras com parágrafos.

Marcou muito. A leitura no final dos 60 e início dos 70 era obrigatória entra a rapaziada.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: