Translate

terça-feira, 29 de março de 2022

CANTINHO DA SALA

 

Malevich - Quadrado Negro - 1935

Kazimir Severinovich Malevich foi um importante e famoso pintor ucraniano do início do século XX. Nasceu em Kiev em 1878. Tomou o barco em Leningrado (São Peterburgo) em 1935.

Considerado um dos grandes representantes da arte abstrata (Abstracionismo) ucraniana/russa e um dos iniciadores do movimento artístico de vanguarda conhecido como Suprematismo ( O termo se refere a uma arte abstrata baseada na “supremacia do sentimento artístico puro", em vez da representação visual de objetos).Trabalhou também como professor, pesquisador e crítico de arte.

Kazimir Malevich, é dono de uma história fascinante de ideais revolucionários e do poder da própria arte. Ao lado de Kandinsky e Mondrian, Malevich é um dos inventores e teóricos da arte não figurativa.

Como fundador do Suprematismo, levou o abstracionismo geométrico à sua forma mais simples, sendo o primeiro artista a usar elementos geométricos abstratos. O termo “suprematismo” se refere a uma arte abstrata baseada na “supremacia do sentimento artístico puro", em vez da representação visual de objetos.

Especialistas explicam o "Quadrado Negro":

A linguagem utilizada nesta obra é uma articulação de elementos pictóricos mínimos que determina uma certa maneira de ver (ou de construção de raciocínios por associação) sendo que, através desta se constrói um mundo onde o espectador é transportado a observar o universo pictórico (quadrado preto) à face de um abismo branco (o fundo).
O Quadrado Negro assume-se então semelhante a uma sensação e não a uma representação da forma (ainda que esta seja simples por si mesma) pois não pretende transcrever nenhum assunto nem motivo vivo na realidade do espectador; não pretende exemplificar, não quer designar. O seu principal objetivo é a transmissão da sensação pura de contemplação inerente desde sempre ao objeto artístico.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: