Translate

domingo, 17 de abril de 2016

MULTIDÃO DE UM !


Escreveu o polêmico jornalista americano H.L.Mencken:

"Gustave Le Bon e seus discípulos, ao discutir a psicologia das multidões, formularam a ideia de que o indivíduo, quando ombro a ombro com a multidão, desce um grau ou dois intelectualmente e tende a exibir as mesmas reações mentais e emocionais de pessoas que lhe são inferiores. É assim que eles explicam bem a conhecida violência e imbecilidade das multidões. A turba, enquanto turba, chega a extremos de que seus membros, como indivíduos, nunca poderiam ser acusados. Sua inteligência média é mínima; mas é infecciosa, contagiante, quase simiesca. As multidões, bem trabalhadas por um esperto demagogo, acreditam em qualquer coisa e são capazes de tudo.
Decência, autocontrole, senso de justiça, coragem - essas virtudes pertencem a uma pequena minoria de homens. Essa minoria raramente se descontrola."

O Professor Gama, aqui da terrinha, não está participando de grande manifestação. Mas é um grande manifestante. Respeito e admiro. Conheci o Professor Gama na 2ª Igreja Presbiteriana de Itajubá. Fomos amigos no Facebook por um longo tempo. Sempre divergindo-nos, com respeito. Um dia, não nos encontramos mais. Talvez por meu aparente radicalismo.
Vi a foto na internet com a identificação do Professor Gama.
Há muito não o encontro.
Reconheço o seu direito, respeito e admiro a sua coragem.

Viver é Perigoso 

Nenhum comentário: