Translate

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

TRANSPARÊNCIA É PRIMORDIAL


Sempre me perguntam o que eu acho sobre a de Itajubá. Bem, das coisas que estão visíveis – porque as invisíveis nos escapam, obviamente – acho tímida e mediana. Os serviços básicos têm mesmo que ser oferecidos, isso não é nada extraordinário. Tanto em termos de saúde, obras... Faz parte da obrigação. Mesmo assim, não se consegue fazer tudo o que é preciso.

Eu tiraria o chapéu para o prefeito se sua administração tivesse a preocupação e realizasse coisas que transformassem a vida das pessoas, de verdade. Em quatro anos de governo dá para, pelo menos, começar a fazer isso. E é sempre um caminho sem volta, quando se começa a mexer nas estruturas sociais.
Fazer a população participar da administração – há diversos mecanismos para isso – é talvez a ação mais fundamental que eu espero de um prefeito. Mas participação efetiva, conscientização plena de sua co-responsabilidade para com a cidade e não uma ‘participação’ pra inglês ver. Aí, a transparência verdadeira é primordial. Dou nota baixa à administração local neste quesito.
Criar políticas públicas que tornem o cidadão ator consciente de sua responsabilidade para com o espaço público, para que ele lute pela qualidade da escola pública, mantenha limpas as vias públicas, viva com espírito coletivo, não aceite ações que deteriorem o meio ambiente e por aí vai. O cidadão tem que entender que é proprietário e não agente passivo de uma diretriz vinda de cima.
Ao final de quatro anos, o cidadão tem que ter crescido, se tornado autônomo, crítico, livre, pensante, participativo. Isso muda tudo dali pra frente. Isso muda a história de uma cidade.
Agora, passar 4 anos fazendo apenas o ordinário e deixar o cidadão do mesmo tamanho, ah, isso não é ser um bom prefeito! É medíocre e ultrapassado.

Célia Rennó

16 comentários:

Anônimo disse...

Pois é zelador, vc anda com umas manias estranhas, derrepente vem com um Cristian, depois com um remyzinho, (lobo em pele de cordeiro) e agora esta moça!
O que dizer, apenas nada pois ela é PETISTA! Punto.
Ta dificirrrrrrrrrrrrrrr.


Anônimo disse...

Grande Celinha,

Um abraço pra ela.

Virgílio Machado

Anônimo disse...

Zelador, zelador!!!! Você tem que ter foco!!! Essa celinha, não serviu nem pra rádio e você está querendo ressussitá-la? Veja bem, tem gente do seu psdb de olho em você!!

Edson Riera disse...

Anônimo das 14:49 horas,

Essa Moça, a atuante cidadã itajubense, jornalista, batalhadora tem e ainda terá uma importante participação na cidade. Também acontecerá, assim espero, com o Remy e o Christian da Finauto. Em comum, eles têm a coragem.
Já conversei muito com a Célia e nunca falamos de partidos.
Sinceramente, a terrinha precisa respirar ares novos. Já erramos demais.

Zelador

Edson Riera disse...

Véio,

Tá sumido. Vai assistir os Rollings Stones ?

Abraço,

Edson Riera disse...

Anônimo das 15:09 horas,

Aconteceu justamente o contrário. O alcance da rádio que era pequeno.

Zelador

Anônimo disse...

Zelador, que conversa é esta de "tem CORAGEM"! Este pessoal ai precisa é ter COMPETÊNCIA, coragem todos os vereadores q estão ai tiveram, o RR tem, e assim vai.
Se eu fosse vc arrumava um partido ai e convidava esta gente pra sair na próxima eleição como VEREADORES; acho que seria uma grande facanha sua que alias representa ai o Revelemo-nos mais por atos que.....
Falar bobagens, gritar, ficar bravinho, sair por ai querendo mudar o mundo não é questão de ter coragem não é preciso ter COMPETÊNCIA.
Vitoria na guerra meu caro.

Anônimo disse...



Já conversei muito com a Célia e nunca falamos de partidos.

OK. Que bom que pelo menos vc não fala deste PT Nojento!

Anônimo disse...

terrinha precisa respirar ares novos

VERDADE, da uma força ai, monte uma equipe boa.

Edson Riera disse...

Anônimos,

Algum de vocês leu o texto ? Concordam, discordam ?

Zelador

Anônimo disse...



Li, blablabla, conversa de petista, medíocre e ultrapassado.
Claro, coisas de MENTE petista, fala mais não faz, vê mais não enxerga, vc conhece estas conversas Zelador. Audiências publicas , reuniões, igreja, blablabla, participação, TUDO CONVERSA PRA BOI DORMIR!
Chega....

Anônimo disse...


Zelador, A moça escreve bem, fala bem, mente treinada, sonhadora, idealista, visão medíocre.
Parece que isso já não vale mais nada pois no fundo nem ela acredita no que escreveu.
Talvez as criancinhas do mundo petista nem mais sonham assim.

Vamos falar dos 17, dos salários, da eleição, dos candidatos, do povo, da transparência, da imprensa, post ai o que pensa de verdade os lideres da terrinha, ou andam tbem no muro.
Abraço
de SJCampos.

ANSELMO disse...

Celinha é admirável.
Quanto ao texto, parece-me previsão de horóscopo: serve para qualquer tempo e lugar.
Abs

Edson Riera disse...

Anselmo,

Abraço.

Edson

Edson Riera disse...

Anônimo das 20:34 horas,

A Célia nas linhas e nas entrelinhas falou de tudo. Aliás, sonho que ela se candidate e seja eleita vereadora. Seria uma presença forte na Câmara. Mulher, lúcida, culta, loira, olhos azuis, bonita e elite.

Zelador

Edson Riera disse...

Anônimo das 20:29 horas,

Temos que ouvir,falar. Generalizar é uma burrice na qual eu caio vez por outra.

Zelador