Translate

quarta-feira, 2 de março de 2011

ANTIGA PAIXÃO

Carro que dominou o Brasil nos anos 60 e início dos 70, a Kombi recebeu todos os tipos de apelidos. Uns até que simpáticos e outros um pouco ofensivos. Meu pai teve uma 1969/1970. Motor 1500, nas cores azul e branco. Levava 12 pessoas apertadinhas. Ah, tinham cortininhas nas janelas. Beleza.
Aprendi a dirigir numa kombi ano 62, cor gelo, comprada quando a Itavel era na Eugênio Salles e o Marcílio Ferrini ainda estava no pré-escolar.
Nos finais de semana (ganhar um extra), fiz dezenas e dezenas de viagens levando romeiros para a Aparecida do Norte e Baependi , times de futebol para jogar nas cidades vizinhas, botafoguenses fanáticos ao maracanã (sobravam vagas), etc.
Um dia a casa caiu. Fui levar um grupo de normalistas do Colégio Major João Pereira em Santa Rita do Sapucaí. Conheci a Sonia.
Sempre iam duas kombis. Fiz muitas viagens acompanhando o Pai das meninas da Rua Carlos Goulart. Homem bom e sério, com quem conversei muitas vezes.
A velha e tradicional kombi está voltando,agora com o nome de Bulli.
Para nós continuará sendo o "pão de forma".

ER 

7 comentários:

virgilio cabral disse...

Zé,fui companheiro de você em algumas aventuras de viagens.Ver futebol no Rio na Kombi do seu pai com o Lazáro dirigindo nas pescarias e para levar e trazer delegações esportivas que vinham disputar os torneios da Primavera.Uma que não esqueço principalmente pelos acontecimentos(pneu furado,multa no posto da PRF na Serra das Araras)foi transportar a equipe de ginástica feminina do Fluminense em 1969 ao Rio.

Edson Riera disse...

Virgílio,

Grande companheiro de viagens. Lembro bem da viagem e das moças. Fui buscá~la para a abertura dos jogos da primavera,junto com o Dimas, pai do Dep. Dimas Fabiano. Você foi junto para levá-las de volta. Você como sempre, se caiu de paixão por uma delas.

Anônimo disse...

"Saudade é um sentimento que quando não cabe no coração escorre pelos olhos".
Bob Marley

Zézinho e Sonia, lembro como se fosse hoje, quando "a casa caiu", ou... Começou a ser erguida.
Quanta saudade daquele tempo! A Komb do papai era amarela, vocês se lembram?
Obrigada de coração pelos elogios que fez ao papai.Ficamos felizes.
Tenho cada história das viagens dele! Pessoalmente contarei a vocês.
Um abraço
Bah

Anônimo disse...

Estou precisando de um motorista experiente, mas com menos de 83 anos, que não durma no volante, não reclame, seja "migo" do Mandy, não sofra de tremedeiras e nem tenha perda de memória , para dirigir meu Fiat 147 entre a minha casa no Morro Chic até a casa da minha bisavó no BPS.
Por acaso algum dos dois (Virgílio , Zé da Boa Vista), têm os predicados necessários?
Pago Cr$ 1,28 por hora trabalhada.

Edson Riera disse...

Anônimo,

Tá mais para o Virgílio. Eu abro mão, embora a proposta seja tentadora.

zezinho

Anônimo disse...

Zé da Boa Vista
Vc não aceita porque passou da idade exigida?
Pois, nem parece......

Unknown disse...

Zezinho, bons tempos aqueles. Papai levava as moças para Santa Rita (4 eram filhas) e as amigas incluindo a Sonia. Era uma diversão única: campeonato de música entre as ocupantes da Kombi e muita alegria. Papai sabia conduzir a moçada, dando linha e puxando a corda. A Sonia depois desse dia mudou de Kombi mas continuou nossa amiga. Histórias...... Vera