Translate

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

QUANTAS ÁRVORES DERRUBADAS POR DIA ?

O IVC - Instituto Verificador de Circulação, divulgou na semana passada, dados sobre a circulação de jornais no país. A Folha de São Paulo perdeu a liderança para o jornal mineiro "Super Notícia". Atentem para a média de tiragem diária dos 10 maiores:

1 - Super Notícia - 296.000 exemplares
2 - Folha de São Paulo - 294.000 exemplares
3 - O Globo - 262.000 exemplares
4 - Extra - 238.000 exemplares
5 - O Estado de São Paulo - 236.000 exemplares
6 - Zero Hora - 185.000 exemplares
7 - Meia Hora - 158.000 exemplares
8 - Correio do Povo - 157.000 exemplares
9 - Diário Gaúcho - 151.000 exemplares
10 - Lance! - 95.000 exemplares

O jornal Super Notícias foi lançado em 2002 em Belo Horizonte. Dá destaque para notícias policiais, muito esporte e aborda a vida de celebridades. Algumas vezes de passagem por BH passei os olhos no tablóide. Confesso que somente umas duas ou três vezes.
Tem muito pouco com a notícia, mas tenho curiosidade de saber a tiragem dos jornais (semanais) de Itajubá. Qual seria o líder ? Itajubá Notícias ou o Sul de Minas ?
Devem guardar a informação nos cofres.
Sobre o assunto, o Walter Bianchi que foi Diretor da  Champion e continua atuando como consultor na área, poderia dar uma ideia de quantas árvores são necessárias para uma edição de jornal.

ER

3 comentários:

Anônimo disse...

Sul de Minas: no máximo 1300
Itajubá Notícias: no máximo 500

fonte: graficas de itajubá

Gostaria de saber so Zelador se confere a noticias do desligamento (amigavel ?) do "jornalista (meus sais) Julio Anselmo da Rádio Futura.

A cidade perde ou ganha ?

Ass; Observador

Edson Riera disse...

Observador:

Fazia uma ideia de 5.000 exemplares cada um deles p/semana.

Na sexta-feira passada ouvi o Júlio na Futura. Como ele está sempre no "viver é perigoso",certamente nos dirá.

edson

Walter Bianchi disse...

Para fabricar uma tonelada de papel novo é preciso 10 a 20 árvores. Primeiro se converte os cavacos de madeira dessas arvores em celulose e posteriormente em papel.
O importante é saber que, no Brasil, as árvores utilizadas para fazer papel, são árvores de pinus (hardwood) e de eucalyptus (softwood). Ambas são árvores de reflorestamento. O que significa dizer que são árvores plantadas para esse fim.
Matas nativas não são derrubadas para se fazer papel. As florestas plantadas são uma importante fonte renovável de recursos naturais que, entre inúmeras vantagens, ajudam a preservar as florestas nativas.
Um mito bastante conhecido é dizer-se que a reciclagem do papel salva as florestas e preserva os seus recursos naturais. Ao contrário do que se pensa, a celulose é obtida sempre de árvores que foram anteriormente plantadas, portanto a celulose é um recurso natural renovável. Assim, pode dizer-se também que o gasto de energia, no processo de reciclagem do papel, pode ser maior do que a energia consumida no processo de fabricação do papel com celulose.
Outro aspecto a se considerar é que, no processo de reciclagem do papel, o consumo de água ´muito grande e se não forem tomados os cuidados devidos, esta água pode converter-se num líquido altamente poluidor.
Em qualquer dos métodos, deve se ter o devido cuidado para com o meio ambiente. A adaptação das indústrias a estes cuidados exige sempre um grande investimento, principalmente na preservação do meio ambiente.
Alegislação brasileira, por exemplo, exige que a captação de água para a fabricação de celulose seja feita sempre após o despejo dos efluentes devidamente tratados, isto é, se a industria jogar o efluente sem qualidade de não poluir, vai captar uma água sem qualidade para fazer celulose.