Translate

quinta-feira, 5 de outubro de 2023

TRISTE LEMBRANÇA


Praça Celestial - 4 junho de 1989


Uma foto de duas atletas chinesas que se abraçaram após uma corrida foi censurada nas redes sociais da China.

O motivo: os números de identificação usados na cintura por Lin Yuwei e Wu Yanni durante a prova formavam 64 quando as atletas se abraçavam.

A cifra se tornou uma alusão comum ao ocorrido em 4 de junho (4/6 ou 6/4, a depender do formato mais comum de data em cada país): o massacre da Praça da Paz Celestial, em 1989.

As discussões sobre o massacre ainda são um tabu na China e as autoridades apagam rotineiramente qualquer menção ao assunto na internet.

Naquele ano, tropas mataram a tiros centenas de manifestantes pró-democracia na praça em Pequim. Ainda não está claro quantas pessoas realmente morreram naquele dia, mas as estimativas de grupos de direitos humanos variam entre várias centenas e vários milhares de mortos.

As atletas censuradas se abraçaram depois de uma corrida de 100 metros com barreiras durante os Jogos Asiáticos, na qual Lin ganhou o ouro. Ela estava na pista número 6 ao lado da pista número 4, de Wu.

Usuários fizeram diversos posts parabenizando Lin pela vitória no Weibo, uma das maiores plataformas de rede social da China, mas as postagens que incluíam a foto das duas abraçadas foram censuradas.

Blog: Num futuro sombrio, no Brasil poderá acontecer o mesmo com 8 e 1, ou melhor 8/1.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: