Translate

quinta-feira, 5 de outubro de 2023

MERCADO LÓGICO



De novo contabilidade criativa?

Para os que estão chegando no assunto agora: os precatórios são dívidas impostas à União por decisões judiciais. (se originam de benefícios previdenciários, salários de servidores, contratos de empresas com a administração pública federal ou indenizações de toda a sorte, desapropriações, devidas a um cidadão). 

Fixados pelo STF em 90 bilhões a serem pagos em 2022. Ah! Ano eleitoral. Necessidade do Jair se reeleger. Governo central quebrado. Mesmo assim reduzindo impostos dos combustíveis. Liberação geral e bagunçada do Auxílio Brasil. Valia tudo. 

Em dezembro de 2021, o governo (?) do Jair, tendo o apoio do Congresso Nacional- Centrão, deu um calote nos precatórios para poder ampliar os gastos em ano eleitoral. Postergaram para 2027. Ou seja, depois de um perseguido segundo mandato do mito(?). Só que a bola de neve continua crescendo. Uma bomba no futuro. 

O governo atual resolveu enfrentar o problema. De modo enviesado. Parece que apela para a tal “contabilidade criativa”. Saudosa do governo (?) Dilma. 

Para fugir das regras fiscais do novo Arcabouço pretende: abrir crédito extraordinário de 100 bi e transformar parte das despesas primárias com os precatórios em não financeiras.

Já assistimos esse filme antes. Subvertem as regras de acordo com as conveniências.

Nesse e em outros assuntos não há diferença entre esquerda e direita.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: