Translate

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

OUTROS TEMPOS



" Meu estado de espírito sintetiza estes dois sentimentos e os supera: sou pessimista com a inteligência, mas otimista com a vontade. Em cada circunstância, penso na hipótese pior, para pôr em movimento todas as reservas de vontade e ser capaz de abater o obstáculo" .

Antonio Gramsci

Antonio Sebastiano Francesco Gramsci, nasceu na Sardenha em 1891. Escritor, teórico político, jornalista, crítico literário, linguista, historiador e marxista. Escreveu sobre teoria política. sociologia, antropologia, história e linguística.

Foi membro-fundador e secretário-geral do Partido Comunista da Itália. Em 1926 foi preso e condenado a cinco anos de confinamento na remota ilha de Ústica. Posteriormente foi condenado a 20 anos de prisão em Turim.

Em 1934, sua saúde estava seriamente abalada, e ele recebeu a liberdade condicional, após ter passado por diversos hospitais. Gramsci tomou o barco aos 46 anos, algum tempo depois de ter sido libertado.

Gramsci não publicou nenhum livro em vida, devido a vida atribulada e morte prematura.

Um pouco do discutido no final de 60 e início dos 70. Tempos ilusórios da juventude:

Gramsci, pregou o conceito, de que o poder das classes dominantes não residia simplesmente no controle dos aparelhos repressivos do Estado. Esse poder seria garantido fundamentalmente pela "hegemonia" cultural que as classes dominantes exercerciam sobre as dominadas, através do controle do sistema educacional, das instituições religiosas e dos meios de comunicação.

Assim, por exemplo, em nome da "nação" ou da "pátria", as classes dominantes criariam no povo o sentimento de identificação com elas, de união sagrada com os exploradores, contra um inimigo exterior e a favor de um suposto "destino nacional" de uma sociedade concebida como um todo orgânico desprovido de antagonismos sociais objetivos.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: