Translate

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

MERCADO LÓGICO



 Lula na ONU

Primeiramente constado.

-Discurso amplo com abordagem de muitos temas. Como não poderia deixar de ser.

-Uma grande diferença entre os discursos na ONU do Bolsonaro e do Lula. Bolsonaro tinha projeção internacional ZERO. Usava a apresentação na Assembleia Geral para falar ao público interno. Para brasileiros. Lula ao contrário tem projeção internacional. Usa o discurso para falar para esse público.

-Mesmo em discursos preparados pelas assessorias, escorregões são dados. 

Acerta Lula quando fala de meio ambiente. Crise climática. Financiamentos internacionais para a manutenção da Amazônia. Sobre o combate à fome e as desigualdades. Direitos humanos.

Erra solenemente quando introduz ideologia nos assuntos políticos e econômicos. (Bolsonaro cometia os mesmos erros).

Erra então quando fala de economia global e cita o vasto conceito do neoliberalismo. E o restringe. Na realidade acho que pretende atacar o capitalismo em si.

Na citação aos Chicagos Boys tenta conectar jovens economistas formados na Católica do Chile que seguia a os ditames da Universidade de Chicago (um dos berços modernos do liberalismo). Esses jovens economistas foram recrutados pelo regime tirânico do General Augusto Pinochet. Para tocar a economia chilena depois do fracasso econômico do primeiro presidente socialista das Américas. Salvador Allende foi deposto e morto. Então Lula “linka” liberalismo com tirania de direita.

Lula tenta falar para a ala mais ideológica de setores do PT. 

Nada a ver com a nossa realidade no dia a dia. Das decisões governamentais. Lembrando que se desejasse algo semelhante aqui seria barrado pelo Congresso muito mais conservador. E pelo sentimento maioria da população.

Espero ter contribuído.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: