Translate

quarta-feira, 7 de junho de 2023

SOB A LUZ DE VELAS


" Não pense. Se pensar não fale. Se for obrigado a falar, não escreva. Se escrever não permita que publiquem. Se publicarem não assine. Se seu pensamento aparecer assinado corra para casa e escreva logo um desmentido."

Millôr

Viver é Perigoso

2 comentários:

Anônimo disse...

Sorte danada
Governos como empresas necessitam de planejamento correto e boas políticas. Mas uma dose de sorte ajuda e muito. Lula nos seus primeiros mandatos- 2003 a 2006 e 2007 a 2010 com muita sorte surfou no boom das commodities e na fartura de recursos internacionais. Apesar do mensalão foi reeleito. Como disse aquele marqueteiro do Clinton: "Esqueça tudo. É a economia seu estúpido!" O então Presidente saiu com uma aprovação na casa dos 80% do. A Dilma pegou tudo e jogou no lixo! Já em 2023 Lula pegou um governo e a economia em frangalhos. Frutos ainda da pandemia mas também do desespero do Bolsonaro temeroso em não se reeleger. Lula teve o beneplácito do Congresso antigo com a PEC do Estouro antes de tomar posse. 198 bi! para gastar. Com o sumiço no mínimo estranho do Jair começou a governar antes de tomar posse. Assumiu com o dólar e inflação altos. Juros nas alturas. 13,75%. Projeções de PIB zero ou negativo. Politicamente fraco no Congresso começou uma cruzada contra o Bacen, seu presidente e os juros altos. Elegendo-os como um inimigos. Desculpa para um possível fracasso econômico. Ataca a taxa Selic quase todo dia.
Mas o Brasil é o Brasil! Números recentes na economia: inflação em queda, dólar também, bolsa em alta, expectativas de juros futuros caindo, recordes de exportações, PIB surpreendendo- 1,9% no 2º trimestre. Arcabouço Fiscal e Reforma Tributária avançando no Congresso. A inflação anualizada em 12 meses de 3,94% se aproximando do centro da meta de 3%. Mexidas heterodoxas na meta de inflação antes aventadas como artificialismo para baixar os juros, praticamente descartadas hoje. E quais foram as tábuas de tanta salvação? Duas.
O Agro. Essa pujança brasileira. Com as exportações garante divisas. Com o aumento da produção ajudou no aumento do PIB e no barateamento de alguns alimentos como óleos comestíveis que reduziram a inflação.
Outra tábua foi o Bacen. O Banco Central pela perseverança na manutenção da Selic mesmo pressionado por empresários que só olham o próprio umbigo. Atacado pelo Lula e PT desde a campanha. Partiu para aumentá-la bem antes do resto do mundo pós pandemia em março de 2021. O juros altos contraíram o crédito? Sim! Essa é a lógica da âncora monetária - reversão de expectativas. E graças também a ela nossa inflação é de 3,9% hoje.
Analisando o “dragão” nas maiores economias: no momento a nossa só é maior que a do Japão 3,2%. Menor que a dos EEUU 4,9 %. Da zona do Euro 6,9 % e da Inglaterra quase 10%. Economias fortemente impactadas pela guerra na Ucrânia e os preços da energia. A UE já fala em recessão técnica em 2023. Turquia e Argentina continuam hors concours, 39%! e 109%! respectivamente. Por que? Adoram heterodoxias. E gastam mais que arrecadam.
Oremos para que a pressão do PT por maiores gastos não ponha tudo a perder. E o Congresso continue vigilante.
Mercado-Lógico

Anônimo disse...

Como diz o ditado: "Falar é prata, ouvir é ouro".

Perlustrador da Mantiqueira