Translate

quarta-feira, 7 de junho de 2023

MOÇA BONITA

 

Tomou o barco ontem (6) em New York, aos 102 anos, a pintora francesa Françoise Gilot. Teve sua primeira exposição de pintura em Paris, em 1943. No mesmo ano conheceu Pablo Picasso e moraram juntos. Ela tinha 21 anos e ele 61.Tiveram dois filhos: Claude em 1947 e Paloma em 1949.

Eles passaram 10 anos juntos.

Françoise era uma artista talentosa, mas sua carreira profissional foi eclipsada por sua celebridade social, e quando ela se separou de Picasso, ele desencorajou galerias de comprar seu trabalho e tentou, sem sucesso, bloqueá-la.

Em 1964, 11 anos após a separação, Gilot escreveu o livro "Life with Picasso", que vendeu mais de um milhão de cópias em dezenas de idiomas, apesar de uma tentativa malsucedida de Picasso de impedir sua publicação.

Sua estatura como artista e o valor de seu trabalho aumentaram ao longo dos anos. Em 2021, sua pintura Paloma à la Guitare, um retrato de sua filha de 1965, foi vendido por US$ 1,3 milhão na Sotheby´s em Londres.

Seus trabalhos estão em exibição em vários museus importantes, incluindo o Metropolitan Museum of Art, Museum of Art, Centre Pompidou em Paris.

Em 2010, Françoise Gilot foi condecorada com o título de Oficial da Legião de Honra, a mais alta honraria do governo francês.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: