Translate

sexta-feira, 25 de março de 2011

FLEXITARIANO

Escreveu Mikel Iturriaga no El País

"Os flexitarianos não são uma seita satânica. São seres humanos normais com uma dieta particular. Se parecem com os vegetarianos,que têm sua alimentação baseada nas plantas,porém se distinguem deles, pois consomem carne e peixes de vez enquando e em pequenas doses. Sempre existiram? Não era um pouco flexitariana a dieta do pessoal sem muitos recursos anos atrás ? 
Têm nome desde 1992, se puseram em moda no mundo inglês no final da década passada e agora contam por fim com um site dedicado a eles na Espanha: Flexitariano.
O site inaugurado há um mês,  inclue receitas que se encaixam com os principios  desta forma de comer, connselhos práticos e definições bastantes claras do que significa adaptar a sua dieta ao modelo. É a frequencia e a quantidade de carne e peixes que comem que define os Flexitarianos, explica o fundador do site, Eugênio Garcia. "Não são um subtipo de vegetarianos, ainda que  sua  alimentação seja majoritariamente vegetal e o nome provém da união de flexível e vegetariano.
Quais seriam os pratos modelo para um flexitariano? Os diários deveriam ser ovolacto-vegetarianos (vegetais, mais ovos e lácteos) Naa web tenho uns critérios para classificar uma receita com carne ou pescado como flexitariana: basicamente, que eles não sejam protagonistas, senão complementares de alimentos de origem vegetal.  As quantidades de carne e peixe deveriam ser moderadas, entre 50 e 80 gramas por pessoa. Um entrecot de 350 gramas é, em muitos aspectos, um barbarismo alimentar, ainda que socialmente bem visto.
Os  flexitarianos não tem em princípio, alimentos proibidos. "As proibições você decide pelas tuas próprias convicções..."

ER





Nenhum comentário: