Translate

sábado, 24 de julho de 2010

NOSSA SANTA CASA

Ah ! Que é nossa é. De todos os Itajubenses.
Tomamos conhecimento que a Câmara Municipal fez um acordo com o Prefeito para repassar R$ 720.000,00 de seus recursos (da Câmara) não utilizados. Quer dizer que estão sobrando e que também são nossos, é bom que se diga, para a Santa Casa.
Não entendi o parcelamento em 6 x R$ 120.000,00. Ou foi por desconfiança de colocar todo o montante na conta da Santa Casa ou, aí é preocupante, por dificuldade no fluxo de caixa da Prefeitura. Se esta é a razão, teremos a Santa Casa ajudando a Prefeitura, o que convenhamos, parece estranho.
Como escreveu Maquiavel: "O bem tem que se fazer aos pouquinhos (em conta-gotas é melhor) e o mal, de uma cacetada só."
A ajuda seria melhor (e nos parece que não interessa muito) se parte desse dinheiro fosse utilizada para contratar uma empresa altamente especializada em reestruturar administrativamente a Santa Casa, inclusive, estabelecendo planos de investimentos, focando na aquisição de equipamentos que proporcionasse renda, retorno e equilibrio.
Qualquer médico de bom coração (ainda existem muitos) poderia indicar nichos de atuação que além de beneficiarem a população, gerassem recursos.
Liberando recursos para apagar incêndios, amanhã veremos o chapéu correndo de novo.
Voltaremos!
ER

7 comentários:

Anônimo disse...

Edson,

Quem construiu a Santa Casa trouxe grande problema para Itajubá, pois se não existisse não teriamos nenhum problema.
Descubra e vamos apagar seu nome da História, aliás, nem é preciso pois ninguém lembra mesmo.
(solução Paulina PT)

Edson Riera disse...

Anônimo,

Seguindo o seu raciocínio, o culpado de tudo foi a Padre Lourenço da Costa que fundou Itajubá. Aqui chegou com a mulher e os filhos (até hoje não entendo essa parte)

edson

Anônimo disse...

Edson,
Correto o culpado foi o Padre Feliz.
Digo feliz porque era casado e tinha mulher e filhos.
Nossa cidade não tem memória, não tem justiça com seus heróis.
Há décadas mata seus líderes, pois tem os piores críticos e destruidores de sonhos do MUNDO.
Nenhum empresário presta, nenhum político presta, nenhum cidadão que progride presta,nenhuma idéia evolucionista presta, nenhum hospital presta,ninguém que era pobre e ficou rico presta, nenhum juiz-delegado-promotor presta, e para finalisar nem seu blog que esta dando certo dizem prestar.
Terra bendita cheia de.......

Aldo disse...

Já falei mil vezes. Tenho boa memória. A Santa Casa tem de voltar às suas origens. Na década de 70 eu trabalhava lá com o Gerson, Zambrana,. Cavi, Gaspar, Orlando, Barbosinha, Edilberto e outros bons amigos e bons médicos. Não havia qualquer convênio. O atendimento era por algo que gerou o Sus e pelo Funrural ( esse maravilha - quando era, adoravamo. Pagava bem e no dia - tomou doril ). De cada 10 pacientes atendidos, 1 era particular, uns 5 por esses sistemas e 4 gratuitos. E ninguém tinha dificuldades financeiras. A Santa Casa ia bem, e quando estava apertada o Amilcar fazia uma mágica lá, conseguia dinheiro e tudo se acertava. Agora, a chave: quem controlava a Santa Casa em tudo eram as Irmãs da Previdência, a Escola Wenceslau Braz.
Mas o tempo passou. Há 1 ano pedi uma declaração que eu havia trabalhado na Santa Casa ( precisei, para o Detran ) e a diretoria clinica anterior se recusou. Ninguém me conhecia, e olha que fui chefe do serviço de oftalmologia por 25 anos. E continuo atendendo uns 200 pacientes por mês, ou seja, não sou tão desconhecido assim. Você me conhece, não? Acho que a Mahle tem de ajudar sim. Todos temos. Agora, temos de ver muito bem quem vai gerir os fundos injetados. Sugiro a volta ao passado...

Aldo disse...

E não posso deixar de falar tambem nos Drs. Italo Mandolesi e Abraão Rezeck...

Anônimo disse...

Resolver o problema da Santa Casa e do Hospital e da Saude em Itajubá é muito simnples : GESTÃO HONESTA.....parar a roubalheira....nada mais! Os maiores incentivadores deste "cancer" são a Prefeitura, Camara e agora a Mahle , colocando dinheiro...por favor...até quando isso vai?

Edson Riera disse...

Anônimo,
Concordo com você até até na "gestão". Do Hospital Escola eu não sei. Parece que vai bem.
A Santa Casa é sagrada pelas vidas e os sofrimentos que foram salvas e amenizados lá. Em todos os segmentos tem pessoas corretas e bem intencionadas.
Precisamos é ajudar participando. Discutindo de forma tranquila é uma delas.
edson