Translate

quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

O PREÇO DA LIBERDADE


De acordo com Peter Smith no livro "Democracy in Latin América", os países da América Latina tiveram elo menos 167 quebras de regimes democráticos no século 20.

Uma média de 1,6 episódios autoritários por ano ou 8,8 por país.

Essa distribuição foi desigual: Bolívia, experimentou 15 quebras democráticas no período; Haiti 14; Argentina 6; Brasil 2; Costa Rica 2; Uruguai e Chile apenas 1.

Por outro lado, desdeo início do século 21, só existiram 2 quebras democráticas na América Latina: Venezuela e Nicarágua.

Carlos Pereira - FSP

Blog: Realmente, "O preço da liberdade é a eterna vigilância", pensamento atribuído ao presidente americano Thomas Jefferson, mas segundo a história, do irlandês John Philpot Curran (1750/1817). Observando o acontecido no Brasil, recentemente, corremos grandes riscos.  Vivi atento o golpe de 1964. Foi inevitável. A coisa ficou feia em 1968 com o golpe, aí sim, da edição do AI-5.

Viver é Perigoso    

Um comentário:

Anônimo disse...

O preço da liberdade é a vida, seus bens materiais, sua família, é por de lado seus ideais, suas vontades pessoais, seus sentimentos, sua visão de mundo limitada. Não existe liberdade de fato, a liberdade está apenas na força desta palavra.

Para os fortes...