Translate

segunda-feira, 6 de novembro de 2023

MERCADO LÓGICO


As ilhas de calor

“Alastram-se pelo globo as Ilhas de Calor. Temperaturas alarmantes. O Cinza predomina como cor.” Termo surgido há não muito tempo. Designa o aumento significativo da temperatura nas cidades. Principalmente as grandes. Megalópoles. 

Segundo trabalho do INPE: “Ilha de calor se refere a uma anomalia térmica resultante, entre outros fatores, das diferenças de absorção e armazenamento de energia solar pelos materiais constituintes da superfície urbana."

Uma ilha de calor então é uma região urbana com temperaturas mais altas do que as de regiões rurais, periferias e grandes parques. A eliminação e/ou substituição da vegetação por concreto e asfalto. Prédios e casas outras construções provocam o aumento da temperatura no solo e no ambiente. Isso provem do fato de que superfícies escuras absorvem maior quantidade de calor. Logo quando comparamos áreas rurais com regiões de estradas/rodovias e prédios as últimas propiciam maior aquecimento. Os materiais de construção normalmente empregados possuem a capacidade de isolar ou reter o calor.

Então, contribuem também para a formação das Ilhas: a impermeabilização do solo que prejudica o processo de evaporação. Concentração de altas construções, que funcionam como uma barreira de ventos. Interferindo na circulação do ar. Poluição atmosférica: gazes poluentes auxiliam na retenção do calor. Também diminuem a umidade relativa do ar. Pouca quantidade de áreas verdes e plantas. Alto consumo de energia e queima de combustíveis fósseis. Emissões de calor por processos industriais.

A região metropolitana de São Paulo é exemplo de grande centro urbano em que o fenômeno da Ilha de Calor torna-se recorrente: Rio de Janeiro, Cidade do México, Pequim, Nova Deli, Nova York, Londres também. 

As temperaturas entre as áreas rurais e o centros urbanizados podem variar até a marca de 6° célsius! Nas cidades dos países tropicais mais que em outras regiões mais frias. Evidente que o fenômenos contribui para o aquecimento global. Lembremos que o disse secretário de Energia dos Estados Unidos (gestão Obama) Steven Chu cientista ganhador de um prêmio Nobel. "Que cobrir telhados e calçadas com materiais brancos ou de cor clara poderia ajudar a combater o aquecimento global. Pois estas cores refletiriam a luz do sol de volta para o espaço."

Outras soluções? Plantio de árvores em grande quantidade nas grandes cidades. Criação de parques e preservação de áreas verdes. Medidas para diminuir a poluição do ar. Diminuição e controle da emissão de gases poluentes pelos veículos. Controle de poluentes emitidos por indústrias. Instalação de películas refletivas aos telhados para diminuir a sensação térmica. Pavimentação de ruas com pavimentos permeáveis.


Mercado-Lógico

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: