Translate

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

ANÔNIMO




A mais pura verdade.

'Vivemos hoje, de fato, a era do simulacro. As reivindicações políticas abdicam de descer à rua, os descontentes se dão por satisfeitos ao protestar contra uma autoridade pública pelos canais virtuais. Ao ativista e militante de hashtag, não é preciso estar engajado em causas sociais, basta parecer que se está.
Por mais complexo e delicado que determinado assunto seja, ele é rapidamente capturado pelos usuários das redes ciosos de reafirmar sua própria identidade, seus ideais, suas paixões. Todo o mundo tem algo a dizer sobre tudo, mas o que interessa é menos a contribuição de cada um para o debate que a promoção de suas virtudes perante uma multidão de seguidores.
Dessa maneira, em um planeta cada vez mais interconectado, as notícias que circulam no terreno coletivo da internet acabam servindo, em primeiro lugar, ao teatro moral do indivíduo. Enquanto houver palco e aplausos, o espetáculo continua e a realidade segue aguardando do lado de fora."

Felipe Motta Veiga - Mestre em literatura, cultura e contemporaneidade pela PUC-Rio

Anônimo

Viver é Perigoso

2 comentários:

Anônimo disse...

Verdade...verdadeira...e daí? Tamu fu

Anônimo disse...

A expressão "névoa da guerra", cunhada no século 19, referia-se à incerteza dos conflitos armados. Mas as guerras do presente encaram outro desafio, o da neblina cognitiva abraçada por tantos em tempos de paz.
Lúcia Guimarães na Folha