Translate

domingo, 6 de agosto de 2023

CANTINHO DA SALA

 

Flávio de Carvalho -Retrato de Amélia Magalhães Gouveia, 1964

Flávio de Carvalho, nascido em Amparo da Barra Mansa, em 1899 foi um dos grandes nomes da geração modernista brasileira ,atuando como arquiteto, engenheiro, ceógrafo, teatrólogo, pintor, desenhista, escritor, filósofo, músico e outros rótulos.

Animador cultural, irreverente e provocador, é considerado um precursor do artista multimídia. Destaca-se por sua atuação no teatro e suas performances, que abrem caminho para os novos procedimentos artísticos que têm desenvolvimento, no Brasil, a partir das décadas de 1960 e 1970.

Filho de família de muitas posses, pôde receber uma educação privilegiada na Fança (de 1911 a 1914 e na Inglaterra, onde frequentou a Universidade de Durhan. Em 1922, formou-se em engenharia civil. Ao mesmo tempo e na mesma escola, fez seus estudos de belas artes. Retornando ao Brasil, empregou-se como calculista na famosa firma de construção civil de Ramos de Azevedo.

Realiza, em 1934, a sua primeira exposição individual. A mostra é fechada pela polícia sob alegação de atentado ao pudor, e reaberta alguns dias depois, por ordem judicial.

Após publicar, em 1956, uma série de artigos sobre moda na coluna Casa, Homem, Paisagem - em que escreve sobretudo a respeito de arquitetura e urbanismo -, que mantém no Diário de São Paulo, apresenta-se - e causa escândalo - em passeata pelo centro da cidade de São Paulo com o New Look, um traje tropical masculino por ele desenvolvido e que consiste de saia e blusa de mangas curtas e folgadas.

Flávio tomou barco em Valinhos em 1973.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: