Translate

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

DA TERRA NASCEM OS MAUS

Da coluna do Carlos Brickmann

Festeje! Os narcotraficantes foram expulsos da Rocinha, sem que fosse preciso disparar um só tiro. Festeje! Os homens da Lei e da Ordem ocuparam a Rocinha sem que fosse preciso prender um só bandido!
E vamos combinar assim: os bandidos corridos da Rocinha vão agora entrar num convento e se dedicarão espontaneamente a fazer o bem. Pois, como dizia o filósofo suíço Jean-Jacques Rousseau, o homem nasce bom e a sociedade o corrompe. Os bandidos, afastados da sociedade da Rocinha e do Vidigal, que certamente os corrompia, voltam portanto a ser bons. E os consumidores de drogas, seus clientes, nem pensarão em trocar de fornecedores: também bafejados pelos bons ventos da ocupação da Rocinha, deixarão o vício de lado e o único pó que irão aspirar é aquele que vem das ruas mal varridas.
O caro leitor não acredita nisso? Pois Sérgio Cabral, o caro governador do Rio (e bota caro nisso, com tantas viagens internacionais que empreende), esse acredita. Ou não tentaria empurrar goela abaixo da população a história da carochinha de que, conquistado o morro, os traficantes terão de trabalhar em outro ramo e sua clientela aceitará numa boa a redução da oferta.
Não faz sentido que nenhuma parte do território brasileiro fique sob controle de bandos armados que se sobreponham ao Estado. A Rocinha tinha mesmo de ser recuperada para o país (e, espera-se, terá escolas, ambulatórios, policiamento, coleta de lixo, tudo isso).
Mas o tráfico não foi tocado: só mudou de endereço.

Brickmann







2 comentários:

Roberto Lamoglia disse...

Edson, admiro o Carlos Brikmann desde quando, em uma frase escrita em 21 de abril de 1984, expressou sua preocupação com a posse de José Sarney pelos motivos que todos nós conhecemos ..." A troca de Tancredo pelo Sarney é como se,
ao invés de estarmos vendo uma luz no fim do tunel estarmos vendo um tunel no fim da luz "...
Esta ocupação anunciada das favelas da Rocinha, Vidigal etc. só
perdeu em importância para a invasão da Normandia, durante a Segunda Guerra Mundial, com a diferença de que os Aliados não informaram com antecedência aos Alemães. E ficam todos se gabando de que não foi necessário disparar
um unico tiro. Será que achavam que os "traficantes" iriam esperar
e resistir. Foi sem dúvida mais
um espetáculo circense dos nossos
politicos de plantão. E tome ter que ver a todo momento entrevistas
de Governador, Secretários...
E aproveitando, gostaria de responder ao Aldo : É devido a fatos como estes que nos tornamos
um "GERAÇÃO DE MERDA ",
Um abraço, Roberto Lamoglia

Aldo disse...

Roberto,
não sei se temos de sentir mais tristeza ou vergonha...
Um abração
Aldo