Translate

sexta-feira, 1 de abril de 2011

PADARIA RIERA

 
Juan Riera nasceu em 16 de janeiro de 1894, na bela Ibiza, na Espanha. Com vinte anos de idade, pressionado pelo início da 1ª Guerra Mundial, partiu para tentar a vida na América do Sul. Foi parar em Tucuman, na Argentina.
Sobreviveu como vendedor ambulante até encontrar trabalho de carpinteiro nas obras de um ramal ferroviário.
Sem abandonar os seus princípios e atento a exploração de seus companheiros no trabalho, lutou para organizá-los em um sindicato. Tal esforço lhe custou o emprego.
Foi para Salta, onde se casou com Dna. Augusta Cavalleroni (filha de italianos), com quem teve 9 filhos. Com a prestimosa ajuda de sua esposa,assumiu o oficio de padeiro e confeiteiro. Como não poderia deixar de ser, sua padaria virou ponto de encontro de trabalhadores, artesãos,  vendedores, funcionários públicos e artistas, que sempre apareciam para reclamar de problemas de trabalho, maus tratos, abusos, falta de pagamentos e desemprego.
Sensível a situação de todos, auxiliou-os na organização de diversas frentes e sindicatos. Pelo envolvimento sindical, em 1930, foi obrigado a fugir para a Bolívia, onde ficou até as coisas se acalmarem.
A sua padaria, na rua Pelegrini 515, tornou-se uma importante referência nas décadas de 50 e 60. Artista e intelectuais passavam por lá para cantar, criar e discutir. Passaram pela Padaria Riera, o poeta espanhol Leon Felipe, Manuel Castilla, o guitarrista Eduardo Falu, Ernesto Cabezas e tantos outros. Por lá esteve quando a caminho do México, o jovem Ernesto Che Guevara.
Contou o jornalista e músico Lequizamon, que era freguês da Padaria Riera, onde comprava pães todas as manhãs. Desempregado e sem dinheiro, deixou de fazê-lo. Juan Riera, que os amigos tratavam por Rierita, lhe disse: " Quando você tinha dinheiro, comprava de mim. Agora quando não tem, sinto-me no dever de continuar a fornecer."
Juan Riera, sinônimo de luta, determinação, música, política, folclore e revolução. Don Juan Riera tomou o barco em 1974.
No último 16 de janeiro, data do seu aniversário, a cidade inaugurou uma estátua homenagendo-o e a sua família.
Ficou famosa a música composta por Manuel Castilla e Cuchi Lequizamon, chamada "Juan Panadero" em sua lembrança.
Ouçam com o Duo Saltenõ:  
 
 
 
 Juan Panadero (Padeiro)
 
Qué lindo que yo me acuerde
De don Juan Riera cantando
Que así le gustaba al hombre
Lo nombren de vez en cuando.


Panadero don Juan Riera
Con el lucero amasaba
Y daba esa flor del trigo
Como quien entrega el alma.


Cómo le iban a robar
Ni queriendo a don Juan Riera
Si a los pobres les dejaba
De noche la puerta abierta.


Por la amistad en el vino
Sin voz querendón cantaba
Y a su canción como al pan
Lo iban salando sus lágrimas

A veces hacía jugando
Un pan de palomas blancas
Y harina su corazón
Al cielo se le volaba.


(composição de Manuel Castilla e Gustavo Leguizamón) 

ER (lembrado por SR)

5 comentários:

Anônimo disse...

Frequentei muito a SOBERANA , Dna Lucinda, se não me engano esposa do Sr. Mario, a Vó e o Dito preto o padeiro, tempos bons, alias também a Boa Vista no tempo de meu amigo Osmar, Terça, Eliane enfim, gente boa. Não me lembro de vc não camarada, acho que vivia fora.

Toyto

Edson Riera disse...

Toyto,

Boa lembrança. Na Padaria Soberana estavam o Tio Mário e a Tia Luzia. A Vó Dna. Florinda.
Na Boa Vista, o meu primo Osmar (mora hoje em Pouso Alegre), a Térça e Eliane (irmãs). De 74 até 87 eu morei fora de Itajubá.

abraço,

zezinho

Miriam disse...

É isso ai, grande Osmar Riera, estudavamos juntos la no fundo da padaria, até de madrugada sentindo o cheiro do pão(agua naboca)Dna.Luzia, não conheci nenhuma mulher que trabalhava como ela, sempre feliz,aquele bairro era movimentado, morei la, quando jovem.
Um grande beijo pra o pessoal ai, Terça, Eliane, Virginia, Antonio Marcus, que saudades cara..qualquer dia vou ai.
Parabéns pelo Blog.
Toyto-Manaus

filmesantigos disse...

Gostaria de saber qual o elo de ligação entre Juan e meu bisavô Jaime Riêra(se é que há) que viveu em itajubá e se firmou no ramo de padarias. Ví clara assossiação das pessoas sobre essa ligação quando pessoas fizeram uma citação , da padaria de meu avô "Soberana" que ficava localizada em Itajubá , Minas Gerais (Aguardo resposta)

Edson Riera disse...

Filmesantigos,

Penso que apenas coincidências. O Sr. Juan Riera, espanhol de Ibiza, padeiro na Argentina,ficou famoso.
O meu Avô, Jayme Riera, também espanhol, só que de Barcelona, teve padaria em Itajubá (padaria Boa Vista). A padaria Soberana (também em Itajubá) foi do seu filho Mário Riera (meu tio).
zelador