Translate

quarta-feira, 30 de março de 2011

A IMPORTÂNCIA DE FICAR SÓ

Deu no "O Globo"

Num mundo cada vez mais repleto de estímulos, de pessoas estressadas, que trabalham cercadas de gente e imersas em barulho, estar só por alguns períodos pode ser muito positivo. Psicólogos e psicanalistas explicam que ficar só não significa estar sofrendo de solidão; muito pelo contrário. E, da mesma forma, sofrer pela sensação de isolamento pode ocorrer mesmo entre quem vive acompanhado.
- Estar só é algo que o sujeito escolhe para si, em condição de autonomia, buscar momentos para estar sozinho, para ver televisão, para ler um livro, para não fazer nada - explica a psicanalista Mônica Macedo, da PUC-RS.
A psiquiatra Nina Rosa Furtado concorda com a colega:
- É quando você chega em casa, vê que não tem ninguém e aquilo te dá um alívio. É que você, na verdade, está acompanhada por dentro, repleta de objetos amorosos, de amigos, colegas, parentes - afirma. - Isso é extremamente saudável, ficar consigo, curtir uma leitura, uma música.
Uma situação muito diferente da solidão.
- A solidão tem uma intensidade muito maior, é relacionada ao sentimento de não pertencer a um grupo, a uma sociedade, a um lugar. É uma experiência de desamparo, de sentir-se incapaz de estabelecer vínculos com outras pessoas e de desfrutar das coisas que esses vínculos trazem - afirma Mônica.
Por outro lado, diz ela, é possível sentir solidão mesmo quando se está acompanhado.
- Pessoas que constituem família não são necessariamente mais felizes. Assim como viúvos podem não viver na solidão. Uma das coisas mais importantes no desenvolvimento emocional é adquirir a capacidade de ficar só.

O Globo

3 comentários:

Anônimo disse...

É... antes só que mal acompanhado.
Zorro

Anônimo disse...

E por falar nisso....repetindo:

Que nos deixem quietos, que quietude é armazenamento de força e sabedoria, daqui a pouco a gente volta, a gente sempre volta, anunciando o fim de mais uma dor – até que venha a próxima, normais que somos.
Martha Medeiros

Muito bom isso....
S.

Wartão disse...

Todos nós precisamos de momentos a sós para pensar. Por mais que os outros nos ache estranhos, vale à pena parar um pouco para escutar apenas o silêncio. Quando nos calamos estamos muito mais preparados para ouvir a nós mesmos e a Deus. Gostamos muito de ouvir o que os outros tem a dizer a nosso respeito, mas será que não é hora de parar e pensar: E eu, o que posso dizer de mim mesmo? E Deus, o que ele tem dito sobre mim, nestes dias? Lembre-se: algumas das piores batalhas que enfrentamos, acontecem dentro de nós mesmos!
Aí a verdadeira importância de ficar só.