Translate

sábado, 22 de janeiro de 2011

COISAS DO BRASIL

                                                               

MEDALHA DO GUEVARA

O Presidente Jânio Quadros, talvez como provocação ao Carlos Lacerda, resolveu conceder ao argentino-cubano, Ernesto Che Guevara, a medalha e a faixa Grã-Cruz do Cruzeiro do Sul. No dia da cerimônia, os funcionários verificaram que não havia no palácio, nenhuma medalha e muito menos faixa.
Por um feliz acaso, a embaixada peruana em Brasília ainda guardava a faixa do Presidente Manoel Prado, condecorado poucos dias antes, e se prontificou a emprestá-la.
Contando com a presença de apenas dez pessoas, a improvisada solenidade da condecoração foi documentada pelo fotógrafo Jáder Neves, da revista Manchete.
Guevara foi posto a par da comenda emprestada. Conformou-se com ela, mas deixou bem claro que, em Cuba, ficaria esperando pela medalha e pela faixa, que,  com a renúncia de Jânio e com a morte do "Che" nas selvas da Bolívia, nunca chegaram a Havana.
Ficou a fotografia.

ER

Um comentário:

Anônimo disse...

Me lembrei da tal meldalha DIDI PEREIRA da ACI que virou uma avacalhação ultimamente, e por acaso da FRICI que ninguem mais fala...este negocio de MEDALHAS parece que acabou mesmo...muito bom!