Translate

terça-feira, 21 de setembro de 2010

VIDA DE ARTISTA

A dupla de compositores Evaldo Gouveia e Jair Amorim foi uma das mais profícuas da música popular brasileira. Alguns críticos consideram suas músicas um tanto "bregas" e "cafonas", mas muita gente gosta. 
O compositor e cantor Evaldo Gouveia de Oliveira nasceu em 8/8/1930, em Iguatu-CE e iniciou sua carreira artística em 1949 tocando violão em bares de Fortaleza. Em 1950, formou com Mário Alves e Epaminondas de Souza, o Trio Nagô, com o qual fizeram muito sucesso em São Paulo e no Rio de Janeiro. Compositor de muita inspiração, formou com Jair Amorim dupla fabulosa e juntos compuseram maravilhas como "Brigas", "Alguém me disse", "Ninguém chora por mim", "Poema do olhar", "Ave Maria dos namorados", "Tudo de mim", "Sentimental demais", "Que queres tu de mim", "Nosso cantinho", "O trovador", "Bloco da solidão", "Tango para Tereza" e inúmeras outras.  
A música "Brigas", na interpretação de Altemar Dutra, foi incluída entre as 100 melhores músicas brasileiras de todos os tempos, em eleição coordenada pelo musicólogo e fundador do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Ricardo Cravo Albin. 
O compositor, jornalista e locutor Jair Amorim nasceu em 18/7/1915, em Santa Leopoldina - ES, mas fez sua carreira artística no Rio de Janeiro. Teve sua primeira letra gravada em 1945, o fox-canção "Brigamos outra vez" com música de José Maria de Abreu, na voz de Orlando Silva. Seu grande sucesso com José Maria de Abreu e com música gravada por Dircinha Batista, "Alguém como tu", tornou-se um clássico das canções românticas. Mas seus grandes sucessos foram alcançados na parceria com Evaldo Gouveia. Faleceu em 15/10/1993, em São José dos Campos.

Em homenagem a esta formidável dupla de compositores, segue uma de suas composições.

Dárcio Fragoso/por Alfredo Junta


 

Nenhum comentário: