Translate

terça-feira, 21 de setembro de 2010

60 ANOS DA TV NO BRASIL

TV TUPI - PRF3

No dia 18 de setembro a televisão no Brasil completou 60 anos. No dia 18/09/1950 ocorreu a primeira transmissão de TV no hemisfério sul (seria a primeira da América Latina, se não acontecesse no México 18 dias antes).
Na histórica foto ao lado, os técnicos fazem os acertos finais para a primeira transmissão da TV Tupi de São Paulo.
Fui apresentado à televisão em 1956, num domingo pela manhã, em uma bomboniére (creio que da família Caruso) na Praça Wenceslau Braz. O povo todo ia conhecer a TV em preto e branco e praticamente não se via nada. Fantasmas, fantasmas.
Em janeiro de 1951, foi inaugurada a TV Tupi do Rio de Janeiro. Em Itajubá "só pegava" a Tupi de São Paulo. Em Maria da Fé "pegava" a Tupi do Rio, razão pela qual, muitos itajubense foram para lá no final de 1957 (22/12/57) assistir a final do Campeonato Carioca de Futebol, entre o Botafogo (6) e Fluminense (2).
O primeiro aparelho de tv da minha casa foi um Invictus (fabricado em São Paulo) em 1959.
Em 1963/64 existia no mercado o aparelho de TV Millem, cuja fábrica era de propriedade do senhor Miltom Mohallem, aqui de Itajubá (tio do Fabiano - Auto Itajubá).
Novela na minha vida, só assisti uma e foi muito boa: Roque Santeiro, que ficou muito tempo interditada pela censura. 
Curiosidade. A primeira frase dita na televisão brasileira foi proferida pela atriz Yara Lins, que lascou: "Está no ar a TV no Brasil".
Lima Duarte e Hebe Camargo (ainda morena) estavam lá.

ER  

Nenhum comentário: