Translate

terça-feira, 21 de setembro de 2010

PODER DA INTERNET

Entrevista ao ESP, do sociólogo espanhol Manoel Castell, um dos mais importantes pesquisadores da web, em visita ao Brasil.

1 - Por que a internet amedronta o poder político ?
- Porque o poder sempre esteve baseado no controle e, às vezes, na manipulação da informação. O grau de autonomia das pessoas para se comunicar, informar e organizar suas próprias redes de sociabilidade é muito mais potente com a internet. Ela é a construção da autonomia da sociedade civil. Os governos sempre tiveram horror a isso.

2 - A internet é incontrolável, mas os governos sempre tentam exercer algum controle. Não é um trabalho em vão ?
- Por mais que queiram controlar, não podem controlar. Nem a China pode controlar. Isso mostra a desconfiança dos governos e dos políticos com respeito a seus próprios cidadãos. Não lhes agrada que se organizem e que sejam autônomos. Aos políticos só interessa o poder.
A única maneira de controlar a internet é desconectá-la totalmente. E isso hoje em dia é um preço que nenhum país pode pagar porque, além de livre expressão, a rede é educação, economia, negócios...é a eletricidade de nossa sociedade.

3 - É impossivel para um governo, hoje, não tentar recorrer a esse tipo de expediente ?
- Os governos tiveram que entrar nesse mesmo espaço de comunicação. antes não havia debate, havia monopólio. Isso acabou. O fato de que um governo ou grandes empresas tenham que fazer blogs como a gente, nivelou relativamente o espaço da comunicação em que se enfrentam interesses distintos.

4 - O avanço tecnológico permitiu também que os cidadãos vigiem os governantes...
- Os poderosos vigiavam os demais porque tinham os meios e a capacidade de fazê-lo. Mas agora as pessoas também podem vigiar os poderosos. Qualquer jovem com um celular, se vê uma personalidade política fazendo algo inconveniente, pode imediatamente difundor a cena. Hoje os poderosos têm que se esconder, sua vida é mais transparente, mas não há um controle, apenas vigilância.

5 - A vida em rede mudou o comportamento dos governos ?
- Ainda não totalmente, mas o poder político sabe que não pode mentir nem manipular sem ter cuidado ao fazê-lo. Quando as pessoas descobrem, o choque é muito potente. Foi o que ocorreu na Espanha, em 2004, quando o governo de José Maria Aznar mentiu sobre a autoria do atentado terrorista em Madrid. As pessoas ficaram indignadas porque Aznar disse que a autoria era do grupo separatista ETA, quando se tratava da Al Qaeda. Outro exemplo ocorreu no Irã, em 2009, quando houve manifestações contra a reeleição de Ahmadinejad. Mesmo um país com controle total da informação, a capacidade de mobilização, sobretudo pelo twitter, foi fundamental.

6 - Hoje quase não há discussão política na internet brasileira, apenas torcidas trocando provocações. E essas discussões não extrapolam a própria rede. O fato de a web não possuir no país uma penetração grande afeta diretamente a repercussão fora dela ?
- Para que se manifestem fenômenos de utilização da rede nas mudanças de consciência e de informação das pessoas, é preciso haver antes de mais nada rede em condições e que tabém exista interesse das pessoas num sistema político.

7 -No caso específico do Brasil, qual a sua percepção ?
- O Brasil segue uma dinâmica assistencialista em que da política se esperam subsídios e favores, mais do que políticas. A situação econômica do país melhorou consideravelmente. O que mudou a política aqui é que os dois últimos presidentes, FHC e Lula, eram influentes e controlavam os seus partidos muito mais do que eram controlados por ele. Duvido que o país continue a ter essa boa sorte, qualquer que seja o resultado das eleições.
A renovação do sistema político exige que as pessoas queiram uma mudança, e isso normalmente ocorre quando existem crises. A internet serve para amplificar e articular os movimentos autônomos da sociedade. Ora, se essa sociedade não quer mudar, a internet servirá para que não mude.

ER

Nenhum comentário: