Translate

quinta-feira, 22 de julho de 2010

RESPEITO PARA COM ESSA CASA SANTA

A nossa Santa Casa vai bem além de um empreendimento comercial. Todos nós itajubenses devemos, mais ou menos, a sua existência. Creio que todos durante o decorrer de sua vida deviam dar um pouco do seu suor e de sua capacidade de trabalho para esta Entidade. Por lá passaram pessoas queridas.
Durante alguns anos fiz parte da "Irmandade" responsável pela Santa Casa de Itajubá. Foi nos anos 90. Levado e apresentado pelo Sr. Benedito Pereira dos Santos, trabalhei voluntariamente auxiliando diretamente a provedora, Engenheira Helena Pereira dos Santos, por uns dois anos, creio eu.
(se não me engano, fui admitido na mesma manhã de domingo que o Júnior da Cabelauto e o Carlos Alberto Faria)
Na oportunidade a situação era bem mais crítica. O sindicalismo partidário dominava a Santa Casa. Quando lá chegamos, até o meu amigo Bozó do PT (há muitos anos não o vejo) tinha uma sala! Verdade. Foi uma dura luta da Helena e do Conselho. Fomos obrigados a providenciar diversas demissões e adotar medidas enérgicas.
Naquela ocasião foi decidido profissionalizar os trabalhos e assim foi celebrado um acordo com os "Camilianos" para uma reforma administrativa. Foi providenciada uma brusca alteração nos estatutos, o que desagradou muita gente.
Na mesma época, fui indicado como representante da comunidade na AISI (Faculdade / Hospital). Acabei discordando de uma série de coisas e me afastei.
Por questionar o sistema médico municipal em alguns aspectos, paguei um altíssimo preço.. Os mais chegados conhecem a história.
Tenho grandes amizades na área médica Itajubense. Pela bondade de Deus, duas de minhas filhas são médicas (Dra. Rachel e Dra. Joana) e se formaram aqui na Cidade (o Pedro é engenheiro).
Mas é um segmento complicado, pois às vezes o interesse comercial avança um pouquinho mais e nos leva ao não entendimento. Erradamente, ainda confundimos medicina com sacerdócio. Se isso existiu, foi num passado bem remoto.
Não quero, e não gostaria mais, de tratar desses assuntos, pois contribuindo com a minha pequena parcela, incomodei e paguei caro.
Aliás, fizeram pagar não a mim diretamente, mas a quem eu quero demais. E isso foi muito pior.
"THE END"
ER

Nenhum comentário: