Translate

quinta-feira, 29 de julho de 2010

QUASE NOS DEIXAM NA MÃO

O bandeirante de Taubaté, Miguel Garcia Velho, em busca de riquezas veio parar no alto da serra da mantiqueira e fundou em 1703 a Vila de Soledade de Itajubá, onde está hoje o município de Delfim Moreira.
Em 1919 o pároco local, Lourenço da Costa Moreira desceu o rio acompanhado de diversos paroquianos em busca de um local de clima mais ameno e com terrenos menos acidentados para instalar uma nova paróquia, transferindo a então existente. Fundou Itajubá.
É bom registrar que já tinham por aqui fazendas e famílias morando. Esses antigos moradores foram os que ajudaram o Padre Lourenço na construção da aldeia. O terreno onde foi construída a Igreja matriz, pertencia a fazenda do Sr. Francisco Alves, que doou a colina toda para a Igreja.
Atenção: o novo povoado ficou sendo chamado de Capela Nova da Boa Vista (olha aí a Boa Vista!).
Em 1848, mais precisamente no dia 27 de setembro, o Governador de Minas emancipou Itajubá, que até então estava ligada a cidade de Campanha.
Itajubá, ficou com Piranguçu, Cristina, Pedralva, Brasópolis e Delfim Moreira. Posteriormente foram anexadas a Itajubá, Santa Rita do Sapucaí e Paraisópolis.
Todas foram se separando de Itajubá, que ficou com uma pequena área de 281 kms2.
Blog: Com todo respeito aos nossos pioneiros, mas quase perdemos as calças.
(fonte: Grande historiador Armelim Guimarães)
ER

Nenhum comentário: