Translate

sábado, 1 de maio de 2010

PIPOQUEIRO É A MÃE !


Segundo Toinho, o seu irmão Chico foi o maior jogador de volei do Norte do País até acontecer o acidente. Chico jogava na Tuna Luso e a final do disputadíssimo campeonato paraense era contra o Paissandu.
Eu conheci o Chico em Manaus, já formado em medicina, meio gordinho e muito baixinho para astro de volei que foi, segundo a opinião do irmão apaixonado. Foi levantador de mão cheia, se é que isso seja possível.
Naquela época o volei era disputado em três sets de quinze, com o artifício da vantagem. Marcava um ponto, rodava e assim por diante.
Terceiro e decisivo set 15x 14 para o Paissandu. A bola foi levantada para o ponta de rede do Paissandu, conhecido regionalmente como "mão de pilão", descendente de índios marajoaras, com 2,10 de altura, que desceu o braço.
Como um bólido a bola estourou na medalhinha de um companheiro do Chico e subiu.
A bola foi em direção da arquibancada e o Chico atrás. A pelota girando com efeito diabólico e o Chico atrás.
Quando ela cumpriu a parábola e começou a cair, o heróico levantador mergulhou com os braços estendidos, já na porta de entrada do ginásio coberto, e nessa caminhada atropelando o que tinha pela frente.
Num gesto sobre humano conseguiu dar um munhecaço na bola que iria, se não fosse a mágica intervenção, aninhar-se dentro de uma carrinho de pipocas.
A bola, num perfeito levantamento, ofereceu-se para um atleta da Tuno que enterrou-a na quadra do Paissandu. No lance seguinte, com o público, os atletas, os juízes e o pipoqueiro, atônitos, a Tuno fechou o set e o jogo, sagrando-se campeã paraense.
Chico com o braço direito todo queimado (estava estourando pipocas no momento) foi levado direto para o pronto-socorro, com queimadura do segundo grau.
Não jogou mais volei e nunca mais comeu pipoca.
Até hoje no Pará, "pipoqueiro" não é sinônimo de jogador que foge das jogadas mais ríspidas, mas é são chamados os jogadores valentes, destemidos, determinados e heróicos.
ER

Um comentário:

wartão disse...

Zé, essa historia me lembra do Jorginho Mohallen que jogava no time da Engenharia(ADE), no nosso tempo de Escola. Quem o conhece sabe que a altura dele nao era propria para um jogador de volei. No entanto ele dava conta do recado como levantador.
Nada a haver com a historia acima, mas apenas como lembranca.
Para nao deixar em branco alguns bons jogadores de voley na nossa epoca: Luciano e Hermano Ferrer Ferreira, Luiz Mato Grosso, Betinho,Toquinho, Celio(irmao do Laurinho) e Junior Macarrao - Marcilio Ferrini(Economia), Baludo(Imbel) e outros que nao me lembro agora.
Em tempo: em um torneio de Primavera chamamos o Joaquim Masseli(Careca) p/ jogar pela ADE. Foi o maximo p/ ele. Merito do Chico.
O Virgilio se lembra bem.
Memorias dos Jogos Aberto do Interior de MG em Varginha.
Itajuba foi campeao e o Showley (Magnus Mario Maia - irmao do Tarcisio, nosso colega), foi o cartola, o Rocha foi o tecnico e o Califa do ITC o grande organizador de tudo.
Boas lembrancas.