Translate

quinta-feira, 29 de abril de 2010

VIDA DE ARTISTA (12)


GONZAGUINHA

Hoje, 29 de abril, faz 19 anos que Gonzaguinha morreu.
O grande artista Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, cantor e compositor, nasceu em 22/09/1945, no Rio de Janeiro. Filho do grande Gonzagão, Luiz Gonzaga - o rei do baião - e Odaléia Guedes dos Santos, cantora do Dancing Brasil. Com a morte prematura da mãe aos 22 anos, Gonzagão não podendo criar o filho devido a suas inúmeras viagens pelo Brasil cantando seus baiões, entregou o menino aos padrinhos Leopoldina de Castro Xavier e Henrique Xavier, que viviam no morro de São Carlos no Rio de Janeiro.
Recebia do pai algum dinheiro para pagar seus estudos e algumas visitas ocasionais. Assim, Gonzaguinha foi aprendendo a dureza da vida das pessoas que não tinham acesso a quase nada. Aprendeu violão com o padrinho e cresceu ouvindo as músicas de Lupicínio Rodrigues, Jamelão e do próprio padrinho. Aos 14 anos compôs sua primeira música: "Lembranças da Primavera". Aos 16 anos foi morar com o pai pois os padrinhos não podiam pagar seus estudos e Gonzaguinha queria fazer curso superior. Estudou na Faculdade de Ciências Econômicas Cândido Mendes. Nessa época conheceu Ivan Lins, Aldir Blanc, Paulo Emílio, Cesar Costa Filho entre outros e fundaram o MAU Movimento Artístico Universitário que seria mais tarde "incorporado" pela TV Globo no programa "Som livre exportação". Pelo fato de compor quase sempre músicas com forte apelo denunciando as injustiças sociais, Gonzaguinha foi "chamado" muitas vezes ao DOPS-Departamento de Ordem Política e Social e teve suas músicas censuradas. Seus maiores sucessos foram : "Grito de alerta", "Começaria tudo outra vez", "Espere por mim morena", "Explode coração", "Sangrando", "Diga lá coração", "Mergulho", "Quando se chega" e seu maior sucesso "O que é o que é" de 1982. Faleceu precocemente em 29/4/1991, aos 45 anos num acidente automobilístico próximo de Curitiba.
Em sua homenagem enviamos uma de suas composições.
Dárcio Fragoso//Alfredo Junta




Um comentário:

Bah Gorgulho disse...

Parabéns pela postagem.
Dentre todas as músicas do fabuloso e eterno Gonzaguinha acho a letra da música "O que é e o que é", a mais inteligente.

Viver e não ter a vergonha de ser feliz...

Abeleza de ser um eterno aprendiz...
A vida é um divino mistério profundo.
E um sopro do Criador
Numa atitude repleta de amor...

Esta música faz brotar em mim o desejo de viver cada dia melhor que o outro. Dá vontade de ser feliz o tempo todo. De viver e não ter vergonha
de ser feliz.
Todos os dias ao levantar coloco esta música para começar meu dia bem.
Infelizmente precisamos desses incentivos, pois temos a tendência de nos acomodarmos e deixar a nossa energia vital estagnar também.
Amei a homenagem ao Gonzaguinha. Poeta eterno.
Um abraço