Translate

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

GRANDE ITAJUBENSE

Tive a sorte de conhece-lo pessoalmente quando criança. Extremamente alegre e me parecia um gigante.
Estou falando de José Valentim da Silva, o famoso nacionalmente, POMPÉIA. Goleiro da Seleção Brasileira e Campeão Carioca pelo América em 1960.
Seu apelido era "Constellation", um modelo de avião muito conhecido na época.
Saiu do bairro da Varginha, mais precisamente, de uma pequena rua ao lado do batalhão, onde ainda vivem alguns de seus familiares, para ser profissional no Rio de Janeiro.
É citado no livro "Goleiros Heróis e Anti-Heróis da Camisa 1 - Paulo Guilherme Oliveira- Alameda Casa Editorial, como um dos maiores goleiros do mundo de todos os tempos.
É do Pompéia a frase que passou para a historia do futebol: " Goleiro é quem gosta de bola. Todo mundo chuta a bola. Só o goleiro abraça".
No livro mencionado, também foram citados: Andrada, Banks, Barbosa, Castilho, Carbajal, Carrizo, Dassaev, Domingues, Gilmar, Goycochea, Mayer, Mazurkiewics, Pfaff, Preud´Homme, Yashin, Zamora, Zubizarreta e outros poucos.
Como disse Albert Camus, "Ser goleiro é um dos trabalhos mais solitários que existem".
À guisa de curiosidade, também foram goleiros o Papa João Paulo II, Che Guevara, Julio Iglesias, Albert Camus, Conan Doyle, todos líderes, carismáticos e pensadores. Ah! ia me esquecendo, eu também fui.
ER

Nenhum comentário: