Translate

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

TORNOU-SE UM LUGAR CHATO


Por que a internet se tornou um lugar tão chato ?

Já não é uma janela para o mundo, nem uma fonte inesgotável de informação, nem mesmo um local para passar o tempo descobrindo algo curioso ou interessante. A Internet está cada vez mais soporífera, uniforme e pouco confiável.

Tudo parece muito parecido e quase não há experiências novas. Chega de descobertas e conexões aleatórias com estranhos . 

O preço da resistência é a irrelevância. Você não costuma sentir que passou duas horas na Internet sem realmente saber o que as gastou fazendo?

Estamos mais sozinhos do que nunca. Onde estão os amigos? Por que ninguém fala comigo? 

Em 2010, as redes sociais sustentaram a vida social, abriram as portas a novos amigos e reconectaram-nos com outras pessoas que pensávamos ter perdido.Foi a era de ouro da web 2.0. 

Agora o Facebook é um terreno baldio; O Instagram, uma fazenda de narcisistas, e o TikTok gravam conteúdo a uma velocidade tal que mal permite a interação humana.

Há muita pressão (nos tornamos muito sérios). Cada vez é preciso pensar e trabalhar mais antes de publicar. É a morte do absurdo e da espontaneidade que tanto nos fez rir na internet.

Diante de tanta pressão, boa parte do público se retraiu, não se arrisca a publicar e prefere adotar um papel passivo. Logo, eles publicam os mesmos e sempre a mesma coisa.

Começa a ser difícil distinguir a mentira da verdade. A proliferação de conteúdo barato gerado por inteligência artificial acaba de nos deixar em dúvida. Deepfakes nos fizeram acreditar que foram ditas coisas que nunca foram ditas e as imagens são geradas por IA:

Um dos grandes valores da primeira geração de blogs foi conectar-se a outros universos e abrir portas desconhecidas. Ninguém insistiu para que o usuário ficasse salpicando o mesmo molho. Mas é uma coisa do passado. 

Karelia Vásquez - El País

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: