Translate

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

IMAGINE



Para os entendidos (no bom sentido) é um marco na arquitetura novaiorquina. Para mim, um local tétrico, Não só pelo assassinato de John Lennon em frente ao portão de entrada, mas possivelmente pelas cenas externas do filme "O Bebê de Rosemary", de Roman Polanski, de 1968, com a magricela Mia Farrow. Não foi por menos, que lá residiram Jack Palance e Boris Karlloff.
O Dakota está localizado entre a 72 e o Central Park West.
Levou quatro anos para ser construído, tendo ficado pronto em 1884. Foi desenhado pelo mesmo escritório que projetou o Hotel Plaza, que fica próximo e tem uma imagem mais amena. Seu construtor (dono) foi o Sr. Edward Clark, proprietário da Singer (máquinas de costura).
Tem apenas 65 apartamentos, com a característica de não ter um igual ao outro. Variam de 4 a 20 cômodos.
Lá moraram, entre outros, Lennon e família (a Yoko ainda mora), Laureen Bacall, Leonard Bernstein, José Ferrer, Roberta Flack, Judy Garland, Rudolf Nureyev e Robert Ryan.
Não basta querer morar no Dakota. É preciso ter o seu nome aprovado pelo Conselho. Para se ter uma ideia: Antonio Banderas e Melanie Griffith, já foram recusados.
Nem irei tentar.
No vizinho Central Park, fica o Strawberry Fields, uma área de 2,5 hectares que presta homenagem a Lennon.

Lembrando, num triste 8 de dezembro (1980), John Lennon, tomou o barco por iniciativa de um desequilibrado. Já lá vão 43 anos. Lennon estava com 40 anos.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: