Translate

sábado, 16 de dezembro de 2023

TOMOU O BARCO

 

Carlos Eduardo Lyra Barbosa, simplesmente Carlos Lyra, cantor, compositor e violonista brasileiro, nascido no Rio de Janeiro em 1933. Tomou o barco hoje (16) aos 90.

Junto com Roberto Menescal, era uma das figuras jovens da bossa nova. Fez parte de uma bossa nova mais ativista, propondo o retorno do ritmo às suas raízes no samba.

Concluiu o antigo segundo graus no Colégio Mallet Soares, em Copacabana, onde conheceu o compositor Roberto Menescal, com quem montou a primeira Academia de Violão, uma forma que encontraram de viver profissionalmente da atividade musical. Por lá passaram Marcos Valle, Edua Lobo, Nara Leão e Wanda Sá, entre outros.

Participou da primeira geração da bossa nova ao lado do parceiro Ronaldo Bôscoli, e de Tom Jobim,Vinicius de Moraes e João Gilberto.

Abandonou o país após o golpe de 1964, só retornando em 1971. Casou-se em 1969 com a atriz e modelo norte-americana Kathrine Lee Riddell, que ficou conhecida no Brasil, como Kate Lyra. Teve com ela sua única filha, Kay Lyra, cantora popular de formação clássica. Em 2004, seu casamento de 34 anos com Kate chegou ao fim. Carlos Lyra vivia no Rio e desde 2004 era casado com sua produtora, Magda Botafogo.

De 1958 a 1965, Carlos Lyra, em parceria com Vinicius de Moraes, Ronaldo Bôscoli e poucos mais, produziu maravilhas como "Primavera", "Minha Namorada", "Marcha da Quarta-Feira de Cinzas", "Coisa Mais Linda", "Canção que Morre no Ar", "Lobo Bobo", "Saudade Fez um Samba", "Se É Tarde me Perdoa", "Feio Não É Bonito", "Samba do Carioca", "Samba da Legalidade", "Aruanda", "Quem Quiser Encontrar o Amor", "Influência do Jazz", "Sabe Você", "Você e Eu", "Maria Ninguém", "Maria Moita" e muitas mais —gravadas por João Gilberto, Nara Leão, Sylvia Telles,Astrud Gilberto, Elis Regina, Billy Eckstine, Brigitte Bardot e incontáveis grupos instrumentais.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: