Translate

domingo, 17 de dezembro de 2023

INFLUÊNCIA DO JAZZ

Comentou o amigo músico violonista, Taylor Monteiro

Influência do jazz, na minha opinião está entre as 5 músicas mais importantes na história da MPB e da própria bossa nova. Ao lado de Chega de Saudade e Garota de Ipanema.

A sofisticação harmônica e a letra criticando os incautos que diziam que a bossa nova era americanizada e por isto não tinha valor como música brasileira. O eterno sindronome de vira latas kkkk.

Conheci o Tom Jobim pessoalmente e me mostrou um calhamaço de críticas destrutivas que colecionava e ficava em cima do seu piano.

O lendário crítico Tinhorão chegou a fazer mestrado tentando provar que o Tom e a turma da bossa nova eram plagiadores e músicos de jazz kkk.

O Carlos Lira foi o único da turma Zona Sul apartamento a ter aulas com o Garoto (Anibal Augusto Sardinha), outra lenda que viveu somente 39 anos e deu aula também pro Luiz Bonfá e pro Laurindo de Almeida. Os dois foram para os USA e ficaram ricos e famosos.

O Laurindo tocou em mais de 700 trilhas pra Hollywood e o Luiz foi o único brasileiro a ser gravado pelo Elvis. O Garoto além do violão tocava bandolim, cavaquinho, violino e criou o violão tenor.

Aqui em itajuba o único que tinha é tocava muito um violão tenor era o saudoso Fernando Feichas, filho do seu Pedrinho Feichas, violinista do grupo Serra da Mantiqueira. Meu amigo e mestre.

O Roberto Menescal talvez agora, o último dos moicanos me contou que o Carlos Lira ficava falando pra ele ter aulas com o Garoto porque iria desenvolver muito. Quando conseguiu arrumar dinheiro e marcar sua primeira aula, chegou no apartamento do Garoto e foi recebido por sua esposa chorando dizendo que o Garoto tinha acabado de morrer. Isso foi e 1955.

O que o Garoto ensinou pro Carlos Lyra ele passou pro Menescal tempos depois.

Taylor Monteiro

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: