Translate

quinta-feira, 30 de novembro de 2023

PHOTOGRAPHIA NA PAREDE



Elio Romano Ervitz, simplesmente Elliott Erwitt, nasceu em 1928, em Paris, filho de um judeu ortodoxo russo e de sua mulher de mesma nacionalidade. O casal havia fugido para a França depois da Revolução Socialista de 1917. A família se mudou para os Estados Unidos pouco antes da Segunda Guerra começar, depois de um período em Milão sob o regime fascista de Mussolini.

Elliott Erwitt, considerado um dos grandes mestres da fotografia com sua estética sagaz e irreverente, tomou o barco nesta quinta-feira (30), aos 95 anos, em sua casa em Manhattan.

Ele fotografou moda e política, além de celebridades como Humphrey Bogart, Jack Kerouac, Marilyn Monroe e Che Guevara para as revistas Life e Look.

Muitas de suas imagens ficaram famosas. Uma das mais célebres é o registro que ele fez de Jacqueline Kennedy durante o enterro de John F. Kennedy, em 1963 —a viúva do ex-presidente dos Estados Unidos foi fotografada segurando a bandeira do país dobrada.

Dos anos 1960 até sua morte, Erwitt foi amplamente exibido, tendo sido alvo de mostras individuais no Museu de Arte de Nova York, MoMA, e no Barbican, em Londres. Em 2002, ganhou uma grande retrospectiva no Reina Sofia, em Madri.

Viver é Perigoso

Nenhum comentário: