Translate

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

MERCADO LÓGICO



Relembrando as causas do aquecimento global.

- Uma das principais - geração de energia

A maior parte da eletricidade ainda é gerada no mundo pela queima de carvão. Petróleo ou gás, o que produz principalmente dióxido de carbono CO2. Gás de efeito estufa que recobre o planeta ajudam a reter o calor do sol. No mundo todo, apenas cerca de um quarto da eletricidade é gerada por vento, sol, água e outros recursos renováveis. Ao contrário dos combustíveis fósseis, emitem pouco ou nenhum gás de efeito estufa ou poluentes do ar.

- Fabricação de produtos

A manufatura/indústria produzem emissões de GEE - Gases do Efeito Estufa. Principalmente pela queima de combustíveis fósseis para gerar energia para fabricar cimento, ferro, aço, eletrônicos, plástico, roupas, etc. Contribuem também a mineração. Outros processos industriais e a construção civil. A indústria/manufatura é uma das maiores contribuintes.

- Desmatamento florestal

O desmatamento de florestas para criar gado. Ou novas fronteiras agrícolas gera emissões. Ao serem cortadas, as árvores liberam o carbono que estavam armazenando. Cerca de 12 milhões de hectares de florestas são destruídos por ano. As florestas absorvem o dióxido de carbono CO2 com a fotossíntese. A destruição delas também limita a capacidade da natureza em manter as emissões. O desmatamento, assim como a agricultura/outras mudanças no uso da terra, é responsável por cerca de um quarto das emissões globais de gases do efeito estufa. No Brasil esse número é bem maior: perto de 45%.

- Uso de transporte

A maioria dos carros, caminhões, navios e aviões ainda funcionam com combustíveis fósseis. Portanto emitem CO2 e outros gases. Isso faz com que o transporte seja um dos grandes responsáveis pelos gases de efeito estufa. Os veículos rodoviários representam a maior parte. Com a combustão de produtos derivados de petróleo, como a gasolina e o diesel de petróleo. As emissões de navios e aviões cresceram muito nos últimos anos. O setor é responsável por quase um quarto das emissões globais de dióxido de carbono. O Etanol brasileiro e o Biodiesel vieram minorar as emissões brasileiras no setor.

- Produção de alimentos

A produção de alimentos gera emissões de dióxido de carbono, metano CH4 e outros gases do efeito estufa de várias maneiras. Pelo desmatamento e/ou limpeza de terras para agricultura. Também na industrialização deles. Tudo isso torna a produção de alimentos um dos principais contribuintes para as mudanças climáticas. Lembrando o que dissemos anteriormente sobre a produção de arroz irrigado. E também sobre a pegada ecológica da pecuária de corte.

- Geração de resíduos: lixo

Em média cada pessoa gera ½ kg de lixo por dia. Orgânico e Não orgânico. Esse lixo mau depositado e mau manuseado gera muito metano CH4. GEE muito poderoso.

- Excesso de consumo

Sua casa. Seu uso de energia. A forma como você se locomove. O que você come e quanto lixo você produz contribuem para as emissões de gases de efeito estufa. Além do consumo de produtos como roupas.Eletrônicos. Plásticos. Uma grande parte das emissões globais de gases do efeito estufa está vinculada a residências particulares. Nossos estilos de vida têm um profundo impacto no nosso planeta. Os mais ricos têm a maior responsabilidade: a parcela 1% mais rica da população global combinada responde por mais emissões de gases do efeito estufa do que os 50% mais pobres.

Mercado-Lógico

Viver é Perigoso

Um comentário:

Anônimo disse...

como diria o humor
pais da piada pronta:
falta energia na Alesp
durante depoimento de presidente
da Enel a CPI.